Nota de Imprensa

IV Cimeira da Aliança do Pacífico no Observatório do Paranal do ESO

Quatro presidentes encontram-se no Paranal para assinarem o Tratado da Aliança do Pacífico

6 de Junho de 2012

Os presidentes do Chile, Colômbia, México e Peru encontraram-se hoje no Observatório do Paranal do ESO no deserto do Atacama, Chile, tendo tido a oportunidade de observar em primeira mão os telescópios e tecnologia de vanguarda do observatório mais emblemático do ESO. Os presidentes reuniram-se no Paranal para a IV Cimeira da Aliança do Pacífico, durante a qual o Tratado Constitutivo da Aliança foi ratificado.

Hoje, quarta-feira dia 6 de Junho, os Presidentes Sebastián Piñera do Chile, Juan Manuel Santos da Colômbia, Felipe Calderón do México e Ollanta Humala do Peru reuniram-se no Observatório do Paranal do ESO para a IV Cimeira da Aliança do Pacífico. O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Costa Rica, José Enrique Castillo e o vice Ministro dos Negócios Estrangeiros do Panamá Francisco Álvarez de Soto participaram como observadores. John Baird, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Hidenori Murakami, Embaixador do Japão no Chile e Virginia Greville, Embaixadora da Austrália no Chile participaram igualmente na cimeira como convidados. Esta é de longe a visita mais importante de altos dignatários a qualquer dos locais do ESO.

O objetivo da cimeira era a ratificação do Tratado Constitutivo da Aliança do Pacífico. O Tratado formaliza assim a Aliança entre estes países da América Latina.

No início da manhã, o Presidente Piñera deu as boas vindas oficiais aos Presidentes Calderón, Humala e Santos, acompanhado pelo Presidente do Conselho do ESO, Xavier Barcons, pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, pelo Representante do ESO no Chile, Massimo Tarenghi e pelo Diretor do Observatório, Andreas Kaufer. Os Presidentes Piñera e Calderón fizeram-se acompanhar pelas suas esposas, Cecilia Morel e Margarita Zavala, respetivamente.

"É uma grande honra para o ESO receber tão distintos convidados. Estamos muito contentes por o Paranal ter sido escolhido para acolher uma cimeira tão importante para a região e orgulhamo-nos em mostrar o nosso trabalho a Vossas Excelências," disse o Diretor Geral do ESO.

Após da ratificação do Tratado, os Presidentes almoçaram juntos na Residencia Paranal, reunindo-se a Sua Majestade o Rei de Espanha, Don Juan Carlos, que se encontra em visita privada ao Observatório, no seu último dia de visita ao Chile.

Mais tarde, o Diretor Geral do ESO dará aos participantes da cimeira uma visão geral do ESO, à qual se seguirá uma introdução às maravilhas da astronomia, pela astrónoma chilena María Teresa Ruiz, que ganhou o Prémio Nacional de Ciências Exatas em 1997, e uma visita guiada ao observatório.

O Presidente Piñera chegou ontem ao Paranal para visitar o observatório. Esta é terceira vez que um presidente do Chile visita este local, desde a inauguração oficial em 1999 pelo Presidente Eduardo Frei Ruiz-Tagle e da visita do Presidente Ricardo Lagos em 2004.

Depois do Diretor Geral ter feito uma introdução ao trabalho do ESO, o Presidente Piñera encontrou-se com pessoal do ESO na Residencia, tendo posteriormente testemunhado a atmosfera que se verifica na sala de controle do VLT, o telescópio óptico mais avançado do mundo, quando o telescópio se encontra em operação. Na sala de controle, o Presidente teve a oportunidade de colaborar ativamente com o pessoal e ajudar a realizar observações com o VLT Survey Telescope.

Informações adicionais

O objetivo da Aliança do Pacífico é promover a integração regional e maior crescimento, desenvolvimento e competitividade entre os países membros da Aliança, no intuito de acelerar o passo em direção ao desenvolvimento de uma zona livre de circulação de bens, serviços, capitais e pessoas.

O ano de 2012 marca o quinquagésimo aniversário da fundação do Observatório Europeu do Sul (ESO). O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio da classe dos 40 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será "o maior olho no céu do mundo".

Links

Contactos

João Fernandes
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra
3001 - 454 Coimbra, Portugal
Telm.: 914002960
Email: eson-portugal@eso.org

Margarida Serote
ESO Science Outreach Network
Portugal
Telm.: + 351 964951692
Email: eson-portugal@eso.org

Lars Lindberg Christensen
Head, ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Germany
Tel.: +49-89-3200-6761
Telm.: +49-173-3872-621
Email: lars@eso.org

Massimo Tarenghi
ESO Representative in Chile
Santiago, Chile
Tel.: +56 2 463 3143
Email: mtarengh@eso.org

Valentina Rodríguez
ePOD Coordinator in Chile
Santiago, Chile
Tel.: +562 4633123
Email: vrodrigu@eso.org

Connect with ESO on social media

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1223, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os meios de comunicação social, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.

Sobre a Nota de Imprensa

Nº da Notícia:eso1223pt
Nome:Paranal, Summit
Tipo:Unspecified : People
Facility:Very Large Telescope

Imagens

IV Cimeira da Aliança do Pacífico (fotografia oficial)
IV Cimeira da Aliança do Pacífico (fotografia oficial)
Os Presidentes dos quatro países da Aliança do Pacífico
Os Presidentes dos quatro países da Aliança do Pacífico
O Presidente do Chile Sebastián Piñera e a sua esposa, Cecilia Morel, na sala de controle do Paranal
O Presidente do Chile Sebastián Piñera e a sua esposa, Cecilia Morel, na sala de controle do Paranal
O Presidente do Chile Sebastián Piñera e a sua esposa, Cecilia Morel, na sala de controle do Paranal
O Presidente do Chile Sebastián Piñera e a sua esposa, Cecilia Morel, na sala de controle do Paranal
O Presidente do Chile Sebastián Piñera na sala de controle do Paranal
O Presidente do Chile Sebastián Piñera na sala de controle do Paranal
Os presidentes do Chile, Colômbia e México, com representantes do ESO no interior da cúpula do VLT
Os presidentes do Chile, Colômbia e México, com representantes do ESO no interior da cúpula do VLT
Quarta Cimeira da Aliança do Pacífico (logótipo)
Quarta Cimeira da Aliança do Pacífico (logótipo)