O ALMA e um Céu Estrelado - Uma Vista Magnifica

Um céu límpido em qualquer noite é sempre uma maravilha. No entanto, se estivermos no planalto do Chajnantor, a 5000 metros de altitude, nos Andes chilenos, um dos melhores locais à face da Terra para fazer observações astronómicas, a experiência poderá ser verdadeiramente memorável.

Esta panorâmica do Chajnantor mostra as antenas do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) sob o fundo do céu nocturno estrelado.

Em primeiro plano podemos ver algumas das antenas do ALMA, trabalhando em conjunto. O planalto aparece-nos encurvado por efeito da lente grande angular utilizada. O ALMA é o telescópio mais poderoso do mundo para estudar o Universo nos comprimentos  de onda milimétricos e submilimétricos. A construção do ALMA estará completa em 2013, quando um total de 66 antenas estiverem operacionais no local. Neste momento, o telescópio encontra-se na sua fase inicial de Observações Científicas Preliminares. Embora ainda não esteja completamente construído, o telescópio está já a produzir resultados extraordinários, ultrapassando já todas as outras redes submilimétricas existentes.

No céu, por cima das antenas, brilham inúmeras estrelas tal qual jóias distantes. Dois outros objetos celestes bastante familiares estão também proeminentes do céu. A Lua, que coroa a imagem, e a Via Láctea que, apesar do luar, podemos distinguir como uma banda difusa estendendo-se ao longo de todo o céu. As regiões escuras no interior desta banda correspondem a zonas onde a radiação de estrelas de fundo é bloqueada pela poeira interestelar.

Esta fotografia foi tirada pelo Embaixador Fotográfico do ESO, Babak Tafreshi.
Babak Tafreshi é o fundador e líder do projeto O Mundo à Noite, um programa para criar e exibir uma coleção de fotografias e vídeos extraordinários dos locais mais bonitos e históricos do planeta sob um fundo nocturno de estrelas, planetas e eventos celestes.

O ALMA, uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Joint ALMA Observatory (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, comissionamento e operação do ALMA.

Links

Créditos:

ESO/B. Tafreshi (twanight.org)

Sobre a imagem

Id:potw1238a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:17 de Setembro de 2012 às 10:00
Tamanho:4500 x 1688 px

Sobre o objeto

Nome:Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, Panorama
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory : Telescope

Formatos de imagens

JPEG grande
1,5 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
226,8 KB
1280x1024
341,8 KB
1600x1200
472,5 KB
1920x1200
565,7 KB
2048x1536
647,0 KB