Anúncio

SAURON galardoado com o Prémio “2013 Group Achievement Award” da Real Sociedade de Astronomia

Três membros do pessoal do ESO e um ex-investigador associado da organização encontram-se entre os membros da equipa

4 de Julho de 2013

A Real Sociedade de Astronomia do Reino Unido (sigla do inglês, RAS) atribuiu o Prémio de Grupo “A” de 2013 à equipa do projecto SAURON, que conta entre os seus membros com Tim de Zeeuw, Harald Kuntschner e Eric Emsellem do ESO e também Davor Krajnović, um recente investigador associado do Observatório. Este prémio reconhece grupos que se tenham destacado pela contribuição dada à astronomia. O prémio foi entregue durante a Reunião Nacional de Astronomia do Reino Unido, em St. Andrews, Escócia, no passado dia 3 de julho de 2013.

O SAURON é um espectrógrafo de campo integral com um campo de visão de 33 x 44 segundos de arco, construído de acordo com requerimentos específicos no Observatório de Lyon, para o Telescópio William Herschel (WHT) de 4,2 metros, situado no Observatório do Roque de los Muchachos, em La Palma, Espanha. O objectivo científico específico da equipa que desenvolveu o projecto SAURON era compreender a evolução das galáxias elípticas, observando detalhadamente amostras de objectos próximos.

A iniciativa SAURON combina uma conceção instrumental optimizada, métodos minuciosos de análise e criação de modelos científicos para interpretar os resultados, e um elevado grau de organização ao longo de toda a colaboração. A equipa responsável pelo SAURON centrou-se em observações de uma amostra representativa de 72 galáxias precoces (galáxias elípticas, lenticulares e espirais do tipo Sa). O projecto ATLAS3D deu seguimento a este trabalho ao mesmo tempo que o expandiu, analisando  uma amostra de 260 galáxias elípticas e lenticulares localizadas num volume delimitado do Universo.

Os aspectos científicos que mais se destacam no projecto SAURON incluem: a descoberta de uma correlação clara entre a relação massa-luminosidade e a dispersão de velocidades ligada ao conteúdo de matéria escura das galáxias precoces; a descoberta de que o gás quente numa fracção substancial de galáxias precoces deve ter uma origem externa; uma nova classificação cinemática para as galáxias precoces baseada num substituto do momento angular específico que indica que os objectos que rodam rapidamente e os que rodam mais lentamente são fisicamente distintos e uma demonstração clara de que as populações estelares jovens são mais frequentes em galáxias precoces de massa mais baixa e que rodam mais rapidamente.

O SAURON é um instrumento privado que faz parte do Telescópio William Herschel desde 1999 e que continua a ser utilizado por cientistas do Reino Unido, da Holanda e da Espanha. Encontra-se disponível a toda a comunidade num contexto de colaboração.

Informação adicional

A lista completa dos membros premiados da equipa encarregue do SAURON é: M. Cappellari, R.L. Davies (Universidade de Oxford), R. Bacon (Observatório de Lyon), E. Emsellem, H. Kuntschner, D. Krajnović (Observatório Europeu do Sul), P.T. de Zeeuw (ESO e Observatório de Leiden), J. Falcón-Barroso (Instituto de Astrofísica das Canárias), R.M McDermid (Observatórios Gemini), R.F. Peletier (Instituto Astronómico Kapteyn, Groningen), M. Sarzi ( Universidade de Hertfordshire), R.C.E. van den Bosch, G. van de Ven (Instituto Max Planck de Astronomia).

Os membros associados e os ex-membros da equipa incluem: M. Bureau (Universidade de Oxford), C.M. Carollo (ETH Zürich), Y. Copin (Institut de Physique Nucléaire de Lyon), H. Jeong (Universidade de Yonsei), G. Monnet (ESO), B. Miller (Observatórios Gemini), N. Scott (Universidade de Oxford), K. Shapiro-Griffin (Northrop Grumman Aerospace Systems), E. Verolme (Observatório de Leiden) e A. Weijmans (Dunlap Institute for Astronomy & Astrophysics).

Links

Contactos

Richard Hook
ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann13060

Imagens

A equipa do projecto SAURON a receber o Prémio de Grupo “A” da Real Sociedade de Astronomia
A equipa do projecto SAURON a receber o Prémio de Grupo “A” da Real Sociedade de Astronomia