Escolha a sua língua:

ann12093-pt — Anúncio

Divulgada nova compilação vídeo: Reposicionamento de uma antena ALMA

3 de Dezembro de 2012

Está disponível uma nova compilação vídeo de um transportador do ALMA em acção. Em construção no Planalto do Chajnantor nos Andes chilenos, o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) é um observatório revolucionário, concebido para estudar alguns dos objetos mais frios e distantes do Universo. Quando estiver completo em 2013, o ALMA contará com um total de 66 antenas, as quais podem ser reposicionadas para reconfigurar o telescópio. As antenas, construídas com componentes de precisão de vanguarda, pesam 100 toneladas cada uma, por isso para as deslocar de um lado para o outro são necessários veículos especialmente concebidos para o efeito. Estes veículos, chamados Otto e Lore, têm 20 metros de comprimento, 10 metros de largura, 6 metros de altura e possuem 28 pneus.

Esta compilação mostra todo o processo de deslocação de uma das antenas de 12 metros do ALMA, com o transportador Lore. Neste caso, a deslocação teve lugar no Local de Suporte às Operações do observatório, situado a uma altitude de 2900 metros no sopé dos Andes chilenos, mas os transportadores são igualmente utilizados para deslocar as antenas para, de e no Local das Operações da Rede, a uma altitude de 5000 metros no Planalto do Chajnantor.

A complexa operação começa com uma reunião cedo pela manhã de todos os engenheiros e pessoal técnico envolvidos, seguida por uma vistoria de segurança feita ao transportador. O condutor seguidamente manobra o veículo gigante de 28 rodas em direção à antena, com o auxílio de um controlo remoto enquanto permanece na parte exterior da cabina, de modo a poder controlar o posicionamento do veículo o melhor possível. Separa-se a antena da base, o transportador pega-lhe e coloca-a cuidadosamente no chassis. Seguidamente o transportador desloca a antena para a sua nova posição, depositando-a no lugar com todo o cuidado. Esta compilação de 14 minutos de vídeo é o sumário de um processo que pode demorar várias horas.

O ALMA é uma infraestrutura astronómica internacional, financiada pela Europa, América do Norte e Leste Asiático em cooperação com a República do Chile. O ESO é o parceiro europeu no ALMA. 

Links

Compilação vídeo: Reposicionamento de uma antena ALMA
Ver também: Compilação vídeo ALMA 2012

Bookmark and Share

Sobre o anúncio

Id:ann12093

Imagens

Cena da compilação vídeo: Reposicionamento de uma antena ALMA
Cena da compilação vídeo: Reposicionamento de uma antena ALMA

Vídeos

Compilação de reposicionamento ALMA 2012
Compilação de reposicionamento ALMA 2012