Colaborações

Colaborações Científicas

O ESO dispõe de um vasto programa de bolseiros (jovens astrónomos com doutoramento) e estudantes, contribuindo assim para a mobilidade dos cientistas europeus. Os cientistas seniores dos estados membros e de outros países trabalham nas instalações do ESO, como cientistas visitantes. Além disso, o ESO mantém um programa vigoroso de conferências internacionais sobre temas científicos e tecnológicos de vanguarda na astronomia e dá igualmente apoio logístico à revista científica internacional Astronomy & Astrophysics.

Colaborações com a Indústria

De modo a disponibilizar aos seus utilizadores telescópios e instrumentos cada vez melhores, o ESO coopera de perto com um grande número de indústrias europeias de alta tecnologia. De facto, a indústria europeia tem um papel vital na concretização dos projetos do ESO. Sem a participação ativa e entusiástica de parceiros comerciais de todos os países membros, e do Chile, estes projetos não seriam possíveis. Podem ser encontradas mais informações na secção Relações Industriais.

O ESO e a União Europeia

O ESO é a mais importante organização europeia de astronomia feita a partir do solo. Desde a sua fundação, em 1962, que o ESO se tornou no principal agente de desenvolvimento e operação de um dos maiores projetos de infraestruturas de investigação em astronomia mas também e de acordo com a sua Convenção de 1962, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e organização da cooperação europeia na astronomia, em geral. O ESO encontra-se, por isso, bem preparado para dar um importante contributo na criação da Área Europeia de Investigação, uma iniciativa da União Europeia para desenvolver a Investigação e Desenvolvimento (I&D) na Europa e para apoiar os esforços europeus na concretização dos chamados objetivos de Lisboa. A interação do ESO com a União Europeia inclui:

Enquanto que algumas destas atividades estão relacionadas com I&D e estão geralmente ligadas a projetos ESO específicos, outras dizem respeito à divulgação da ciência e educação para o grande público. O ESO participa, igualmente, em debates referentes à política científica a nível europeu, debates esses que têm por objetivo o desenvolvimento continuado da Área Europeia de Investigação.