Algo novo no céu

A cerca de 500 milhões de anos-luz de distância na constelação do Escultor encontra-se uma galáxia algo peculiar conhecida por galáxia da roda da carroça. Esta galáxia era uma galáxia normal até ter sofrido uma interação de frente com uma galáxia companheira mais pequena há vários milhões de anos atrás, o que lhe deu esta aparência tão característica da roda de uma carroça. No entanto, há ainda outras coisas curiosas relativas a este objeto. Este vídeo alterna entre duas imagens: uma capturada em Dezembro de 2021 com o New Technology Telescope (NTT) do ESO e outra obtida em Agosto de 2014 com o instrumento MUSE (Multi Unit Spectroscopic Explorer) montado no Very Large Telescope (VLT) do ESO. A imagem NTT mostra algo interessante no canto inferior esquerdo: uma supernova.

Este evento, chamado SN2021afdx, trata-se de uma supernova do tipo II, que ocorre quando uma estrela massiva chega ao final da sua evolução. As supernovas podem fazer com que uma estrela brilhe mais intensamente do que a sua galáxia hospedeira inteira e pode ser vista pelos observadores durante meses, ou até anos — um piscar de olhos à escala temporal astronómica. As supernovas são uma das razões pelas quais os astrónomos dizem que somos todos feitos de poeira de estrelas: este fenómeno liberta para o espaço circundante elementos pesados forjados pela estrela progenitora, que podem mais tarde fazer parte de outras gerações de estrelas, dos planetas que as orbitam e da vida que possa existir nesses planetas. 

Para detectar e estudar estes eventos imprevisíveis é necessária colaboração internacional. A SN2021afdx foi observada pela primeira vez em Novembro de 2021 durante o rastreio ATLAS, tendo sido posteriormente seguida pelo ePESSTO+ (Public ESO Spectroscopic Survey for Transient Objects), o rastreio espectroscópico público avançado do ESO para objetos transientes. O ePESSTO+ foi concebido para estudar objetos que apareçam no céu noturno durante muito pouco tempo, tais como esta supernova. Este rastreio faz usa dos instrumentos EFOSC2 e SOFI montados no NTT, no Observatório de La Silla do ESO, no Chile. O EFOSC2 obteve não apenas esta bela imagem, como também espectros que permitiram à equipa PESSTO identificar este evento como uma supernova do tipo II.
 

Links

Créditos:

ESO/Inserra et al., Amram et al.

Sobre o vídeo

Id:potw2210a
Língua:pt
Data de divulgação:7 de Março de 2022 às 06:00
Duração:23 s
Frame rate:25 fps

Sobre o objeto

Nome:Cartwheel galaxy
Tipo:Early Universe : Star : Evolutionary Stage : Supernova
Early Universe : Galaxy : Type : Spiral

HD


Medium


For Broadcasters