Animação artística da HD 45166, a estrela mais magnética encontrada até à data
Este vídeo mostra uma animação artística da HD 45166, uma estrela massiva recentemente descoberta com um forte campo magnético de 43 000 gauss, o campo magnético mais forte encontrado até à data numa estrela massiva. A estrela lança fortes ventos de partículas, as quais ficam presas neste campo magnético, ficando a estrela rodeada por uma concha gasosa, como aqui ilustramos.
Esta descoberta dá-nos pistas sobre a origem das magnetar, estrelas mortas compactas permeadas por campos magnéticos pelo menos um milhar de milhões de vezes mais fortes do que o da HD45166. Os astrónomos acreditam que esta estrela terminará a sua vida como uma magnetar. À medida que for colapsando sob a sua própria gravidade, o seu campo magnético irá fortalecer-se e eventualmente a estrela tranformar-se-á num núcleo muito compacto com um campo magnético de cerca de 100 biliões de gauss — o tipo de íman mais poderoso do Universo.
A HD 45166 faz parte de um sistema binário. No fundo da imagem vemos a sua companheira, uma estrela azul normal que se descobriu que orbita a uma distância muito maior do que a anteriormente registada.
Créditos:ESO/L. Calçada