Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

A receita do nosso Universo

29 de Julho de 2015

Quer saber como cozinhar um Universo como o nosso? Vai precisar dos ingredientes seguintes: 3 chávenas de hidrogénio 1 chávena de hélio uma pitada de lítio uma pitada de berílio

Comprima todos os ingredientes até formarem uma bola “irrealisticamente” diminuta e coloque-se a uma distância segura para assistir ao Big Bang!

Esta é a receita para o nosso Universo. No início era formado apenas por estas quatro substâncias designadas por elementos químicos.

Atualmente, passaram quase 14 milhares de milhões de anos desde o Big Bang e existem 92 tipos de elementos químicos no espaço. Estes elementos constituem tudo o que existe no Universo, desde estrelas gigantes a pequenos insetos e até as suas bolachas de chocolate preferidas!

Sabemos de onde surgem os 88 novos elementos (foram cozinhados no interior das estrelas e esculpidos no espaço) mas permanecem alguns mistérios. Um dos maiores mistérios por resolver gira em torno do lítio.

O lítio foi um dos primeiros elementos do Universo, mas tentar compreender a quantidade de lítio observada atualmente na nossa galáxia tem dado grandes dores de cabeça aos astrónomos. As estrelas mais velhas têm menos lítio do que o esperado e algumas estrelas mais jovens têm até dez vezes mais!

Recentemente, os astrónomos observaram pela primeira vez, lítio a ser ejetado para o espaço pela explosão de uma estrela chamada nova. As novas são estrelas que podem explodir de repente e com violência expulsando gases do seu interior para o espaço.

Apesar da quantidade de lítio criada por esta nova ser pequena, existiram milhares de milhões de novas na história da Via Láctea. Se cada uma destas novas estiver a libertar as mesmas quantidades de lítio facilmente poderiam formar a quantidade suficiente para explicar os elevados níveis encontrados nas estrelas jovens!

Para os astrónomos estas novas observações foram como encontrar uma peça perdida de um puzzle cósmico!

Facto curioso

A utilidade do lítio não se resume ao espaço cósmico tem também aplicações bem terrenas. Por exemplo, a maioria das pilhas descartáveis contêm lítio.

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1531.