Escolha a sua língua:
 
 
 
 
Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Os Planetas Crescem Rápido!

6 de Novembro de 2014

Os astrónomos capturaram esta fantástica imagem que mostra o nascimento de um sistema solar!

A Terra e os outros sete planetas do nosso sistema solar não estão sozinhos no Universo. Já foram descobertos cerca de 1800 planetas a orbitarem estrelas distantes e este número está a crescer!

As estrelas e planetas formam-se quando uma nuvem gigante de poeira cósmica colapsa sobre si própria. Todo este gás e poeira começa a movimentar-se num círculo até que cai para o centro — algo que podemos comparar à água a circular em torno do ralo antes de cair através dele.

No centro, o gás e a poeira tornam-se muito densos e quentes até que nasce uma estrelas. À volta da estrela gira uma nuvem com o gás e poeira remanescentes que começa a separar-se em grossos anéis. É esta a parte da história que foi “apanhada” nesta fotografia.

Durante cerca de milhões de anos as partículas da parte mais espessa do disco colaram-se umas às outras, crescendo e formando agregados maiores. À medida que o seu tamanho aumenta, a gravidade vai aumentando. Captam cada vez mais material crescendo cada vez mais até que finalmente nasce uma planeta!

Esta fotografia que apresenta um detalhe incrível é a melhor imagem até hoje obtida da formação de planetas à volta de uma estrela recém-nascida. Mas não é apenas a imagem em si que maravilhou os astrónomos mas o que ela nos revela.

Como esta estrela é muito jovem não esperavam encontrar os planetas a formarem-se tão cedo. Esta foto diz-nos que os planetas podem crescer muito mais rapidamente do que o que se pensava!

Facto curioso

Se um alienígena tivesse fotografado o nosso sistema solar há 4600 milhões de anos atrás teria visto algo muito parecido a esta imagem!

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1436.