Escolha a sua língua:
 
 
 
 
Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

A Deusa da Caça Captura a Presa

25 de Setembro de 2013

A Astronomia é uma das ciências mais altamente futuristas e tecnológicas do mundo. Para irmos para o espaço precisamos de foguetões com tecnologia de ponta; para explorarmos novos mundos precisamos de sondas espaciais incrivelmente complexas; e para olharmos para objetos distantes precisamos de potentes telescópios. Mas será que sabe que esta é provavelmente a ciência mais antiga?

Continua a poder ver sinais do passado legendário da astronomia no nome dos objetos do espaço. Por exemplo, os planetas têm quase todos nomes de deuses romanos: Marte é o deus romano da guerra e Vénus a deusa do amor. Uma nova câmara extremamente poderosa desenhada pelo Observatório Europeu do Sul combina os dois extremos: antigo e moderno. A câmara é designada de "ArTeMiS", um nome derivado da mitologia grega para algo cujo design é definitivamente futurístico e inovador! Este avanço tecnológico permite-nos olhar para as ondas rádio provenientes do espaço com um detalhe até agora nunca conseguido. ArTeMiS pode realizar enormes mapas do céu noturno usando ondas de rádio cósmicas, de forma mais rápida e com muito melhor qualidade que qualquer outra câmara anterior!

Artemis é a deusa da caça e nesta fotografia capturou a sua presa: a Nebulosa Pata de Gato. Esta fantástica imagem mostra uma nuvem massiva de gás colorido onde estão a nascer uma enorme quantidade de estrelas bebés.

Facto curioso: Existem oito planetas no nosso sistema solar e sete deles têm nomes de deuses e deusas romanas. Úrano é a exceção à regra pois tem o nome de um deus grego do céu.

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1341.