Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Um planeta solitário, perdido no espaço

14 de Novembro de 2012

Um planeta errante foi visto vagueando sozinho pelo espaço sem estrela-mãe à vista! Pensa-se que o pequeno órfão se formou da mesma forma que os planetas normais: a partir de material que restou em torno de uma estrela jovem. Mas por alguma razão este planeta foi expulso de seu lar.

Os planetas não brilham com luz própria. Se já viu Vénus, Marte ou Júpiter no céu à noite, na verdade o que observa é a reflexão da luz do Sol nos planetas. Como estes planetas vagabundos não estão perto de nenhuma estrela, não refletem qualquer luz das estrelas tornando-as muito difíceis de detetar. Os astrónomos atualmente pensam que estes mundos errantes podem ser mais comuns do que estrelas na nossa galáxia, mas detetá-los é uma tarefa árdua!

É sempre complicado tentar calcular o tamanho de objetos que estão tão longe no espaço. Olhe para um barco no horizonte e tente adivinhar o quanto ele está longe e quão grande é! É ainda mais difícil quando o objeto é muito escuro e flutua no espaço.

Os astrónomos admitem que podem ter subestimado o tamanho deste pequeno vagabundo - ele pode até não ser um planeta mas uma anã castanha! Estas são objetos como - estrelas, que são muito maiores do que os planetas - até cerca de 80 vezes maiores do que Júpiter - mas muito pequenos para serem estrelas. Não queimam o combustível - hidrogénio nos seus núcleos, como as estrelas, por isso são muito frios para brilhar.

Quer este mundo errante seja um planeta ou não, certamente não gostaria de lá viver. Flutuando na noite interminável do espaço faz deste, um lugar escuro e desesperadamente solitário para se estar!

Facto Curioso: Alguns astrónomos pensam que há cerca de duas vezes mais planetas errantes do que estrelas na nossa galáxia, outros acham que há até 100.000 vezes mais!

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1245.