Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Um jogo cósmico da "apanhada"

18 de Abril de 2012

Nunca lhe aconteceu perder uma eternidade a procurar alguma coisa no seu quarto e depois descobrir que afinal nunca esteve lá? Bem, os astrónomos há cerca de 50 anos que procuram algum material estranho no espaço, mas novas observações mostram que muito provavelmente nunca esteve onde têm procurado.

Este estranho material é chamado de 'matéria escura' e é complicado de encontrar, porque é invisível! Apesar de matéria escura ser invisível, os astrónomos podem pesquisá-la no espaço, graças ao efeito que a gravidade tem sobre as coisas em seu redor. Os astrónomos pensam que há quatro vezes mais matéria escura no universo em relação à matéria normal que podemos ver. Isso acontece, porque as zonas exteriores das galáxias, incluindo a nossa Via Láctea, giram muito rapidamente. E sem a massa adicional fornecida pela matéria escura, a gravidade não seria suficiente para parar as estrelas que seriam lançadas para fora das galáxias a altas velocidades.

Mas onde se encontra esta matéria escura? A imagem, mostra onde os astrónomos esperavam encontrar matéria escura (cor azul) em redor e dentro da nossa galáxia. Esta distribuição significa, que há muita matéria escura na região em torno do nosso Sol. No entanto, uma equipa de astrónomos, tem observado atualmente a forma como se movimentam 400 estrelas próximo do sol. Dos seus movimentos, não encontraram nenhuma evidência de qualquer matéria escura nesta região. Esta conclusão pode ser uma notícia chocante para os astrónomos!

Facto Curioso: Alguns objetos no espaço são invisíveis aos nossos olhos, mas podem ser vistos com telescópios especiais, como raios-X e telescópios infravermelhos. Mas a matéria escura é completamente invisível e não emite qualquer tipo de radiação!

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1217.