Onde o Céu e a Terra colidem

No cimo do deserto chileno do Atacama, os feitos pioneiros da engenharia humana colidem com a beleza majestosa do mundo natural. Esta imagem mostra o Observatório de La Silla do ESO, onde as cúpulas que albergam alguns dos instrumentos astronómicos mais avançados do mundo se encontram sob um céu estrelado resplandescente.

Todas estas estrelas pertencem à nossa casa galáctica, a Via Láctea. A Via Láctea contém milhares de milhões de estrelas, dispostas em duas estruturas claramente distintas. O halo, mais ou menos esférico, que consiste em estrelas mais velhas, aparece nesta imagem como o fundo de estrelas espalhadas por todo o céu. A segunda componente trata-se de um disco fino composto por estrelas mais jovens, gás e poeira. Esta componente aparece-nos na imagem com uma banda densa e brilhante, visualmente deslumbrante, que corta o céu praticamente na vertical. Bolsas de poeira bloqueiam a luz das estrelas que se encontram por trás, dando à banda uma aparência sarapintada.

A concentração brilhante na banda de estrelas, situada em direção ao topo central da imagem, é a região central da Via Láctea. Neste local, os astrónomos descobriram estrelas a deslocarem-se muito mais depressa que nos outros locais da galáxia, o que foi entendido como evidência para a existência de um buraco negro supermassivo, com cerca de quatro milhões de vezes a massa do Sol, situado no centro da nossa galáxia. O buraco negro não pode ser observado diretamente, mas a sua presença pode ser inferida a partir do efeito que a sua enorme gravidade tem nos movimentos destas estrelas próximas.

Créditos:

ESO/B. Tafreshi (twanight.org)

Sobre a imagem

Id:potw1635a
Língua:pt
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:29 de Agosto de 2016 às 06:00
Tamanho:6775 x 5747 px

Sobre o objeto

Nome:La Silla
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory : Telescope
Milky Way : Sky Phenomenon : Night Sky

Formatos de imagens

JPEG grande
10,3 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
342,1 KB
1280x1024
567,6 KB
1600x1200
838,4 KB
1920x1200
1011,7 KB
2048x1536
1,3 MB