SPHERE revela disco espiral em torno de estrela próxima

O SPHERE do ESO, um instrumento que procura planetas instalado no Very Large Telescope no Chile, descobriu uma estrutura invulgar em torno de uma estrela jovem próxima chamada HD 100453.

A HD 100453 situa-se a cerca de 350 anos-luz de distância na constelação do Centauro e está imersa num disco de gás e poeira em rotação, visível a vermelho e branco nesta imagem. Surpreendentemente podemos ver dois ténues braços em espiral estendendo-se a partir do disco, possivelmente formados devido à influência de planetas, ainda não descobertos, que se encontrem no seu interior. Este disco espiral é bastante simétrico, sendo um dos mais pequenos discos espirais observados em torno de outra estrela — uma bela demonstração das capacidades do SPHERE.

O SPHERE é um poderoso descobridor de planetas, obtendo imagens diretas de mundos alienígenas e dos discos de poeira nos quais estes se formam em torno de estrelas da Via Láctea. O instrumento bloqueia a luz extremamente brilhante da estrela progenitora, que apareceria no centro da imagem (no lugar do disco preto, que está a tapar a estrela e o seu meio circundante próximo). Explorar as regiões em torno de estrelas jovens, tal como a HD 100453, pode fornecer-nos pistas cruciais de como é que os planetas e estrelas se formam e crescem na nossa Galáxia.

Créditos:

K. Wagner, D. Apai (U Arizona), M. Kasper (ESO), M. Robberto (STSci)

Sobre a imagem

Id:potw1542a
Língua:pt
Tipo:Montagem
Data de divulgação:19 de Outubro de 2015 às 10:00
Tamanho:1000 x 1108 px

Sobre o objeto

Nome:HD 100453
Tipo:Milky Way : Star : Circumstellar Material : Disk
Distância:350 anos-luz

Formatos de imagens

JPEG grande
94,1 KB

Cores e filtros

BandaComprimento de ondaTelescópio
Infravermelho
Y
1.043 μmVery Large Telescope
SPHERE
Infravermelho
J
1.245 μmVery Large Telescope
SPHERE
Infravermelho
H
1.625 μmVery Large Telescope
SPHERE