Anúncio

O despertar dum novo caçador de planetas: instrumento NIRPS vê a sua primeira luz

27 de Junho de 2022

O instrumento NIRPS (Near InfraRed Planet Searcher), montado no telescópio de 3,6 metros do ESO no Observatório de La Silla no Chile, executou com sucesso as suas primeiras observações. A sua missão é procurar novos exoplanetas em torno das estrelas mais frias da Via Láctea.

O NIRPS levou muito tempo a ser desenvolvido e construído mas estou muito satisfeito com o resultado!” disse René Doyon, Diretor do Instituto de Investigação de Exoplanetas da Universidade de Montréal e co-Investigador Principal do NIRPS. “Este extraordinário instrumento infravermelho ajudar-nos-á a descobrir os mundos habitáveis mais próximos no nosso próprio Sistema Solar.

O instrumento focará as suas buscas em mundos rochosos, os quais são muito importantes para compreendermos como é que os planetas se formam e evoluem, sendo também os locais mais prováveis para o desenvolvimento da vida. O NIRPS irá procurar exoplanetas rochosos em torno de pequenas estrelas anãs vermelhas — o tipo mais comum de estrelas na nossa Via Láctea, com massas entre duas e dez vezes menores que o Sol.

Este instrumento utilizará o método das velocidades radiais. Quando um planeta orbita uma estrela, a sua atração gravitacional provoca uma "oscilação" muito ligeira na estrela, o que faz com que a radiação emitida se desvie um pouco para o vermelho ou para o azul, conforme o planeta se está a aproximar ou a afastar de nós. Ao medir estas variações minúsculas na luz emitida pela estrela, o NIRPS ajudará os astrónomos a obter medições da massa, para além doutras propriedades, do planeta em questão.

O NIRPS irá procurar estas oscilações espectrais no infravermelho próximo, que é o domínio principal de comprimentos de onda onde estas estrelas pequenas frias emitem radiação. O instrumento junta-se assim ao HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher) na procura de novos mundos rochosos. O HARPS, que foi instalado em 2003 no telescópio de 3,6 metros do ESO no Observatório de La Silla no Chile, usa também o método das velocidades radiais mas opera nos comprimentos de onda do visível. O uso simultâneo de ambos os instrumentos fornecer-nos-á uma análise mais completa destes mundos rochosos.

O NIRPS complementa perfeitamente o HARPS ao fornecer-nos uma cobertura no infravermelho próximo,” explica Céline Peroux, Cientista de Projeto do NIRPS no ESO, “o que é ideal para observar exoplanetas do tipo da Terra em torno de estrelas vermelhas.

Outra diferença importante entre os dois instrumentos é que o NIRPS irá utilizar um sistema de óptica adaptativa poderoso. A óptica adaptativa é uma técnica usada para corrigir os efeitos da turbulência atmosférica, que fazem com que as estrelas cintilem no céu. Deste modo, o NIRPS irá mais que duplicar a sua eficiência tanto na procura como no estudo de exoplanetas.

O NIRPS junta-se a um número muito pequeno de espectrógrafos infravermelhos de alto desempenho, esperando-se que tenha um papel fundamental nas observações em sinergia com missões espaciais, tais como o Telescópio Espacial James Webb, e observatórios terrestres,” acrescenta François Bouchy, da Universidade de Genève, Suíca, e co-Investigador Principal do NIRPS.

As descobertas feitas com o NIRPS e o HARPS serão depois seguidas por alguns dos mais poderosos observatórios do mundo, tais como o Very Large Telescope do ESO e o futuro Extremely Large Telescope (para o qual instrumentos similares estão a ser desenvolvidos). Ao trabalhar em conjunto tanto com observatórios espaciais como terrestres, o NIRPS conseguirá recolher pistas sobre a composição de exoplanetas e até procurar sinais de vida nas suas atmosferas.

O NIRPS foi construído por uma colaboração internacional liderada pelo Instituto de Investigação de Exoplanetas da Universidade de Montréal no Canadá e pelo Observatoire Astronomique de l’Université de Genève na Suíça.

Os institutos envolvidos no consórcio NIRPS são: Université de Montréal, Canadá; Université de Genève, Observatoire Astronomique, Suíça; Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Universidade do Porto & Universidade de Lisboa, Portugal; Instituto de Astrofísica de Canarias, Espanha; Université de Grenoble, França; e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.