Anúncio

Anunciado vencedor do prémio do ESO para o AstroCamp de verão 2020

21 de Julho de 2020

O ESO e o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) têm o prazer de anunciar que a estudante finlandesa Meri Teeriaho é a vencedora do prémio que o ESO oferece para o AstroCamp de verão de 2020. O campo recebeu cerca de 50 candidaturas vindas de 12 países, a maioria dos quais Estados Membros do ESO. 

O AstroCamp de verão apoiado pelo ESO propõe um programa académico nas áreas da astronomia e física e é organizado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP). O campo realizar-se-á de 9 a 23 de Agosto de 2020. Este ano, o campo decorrerá em circunstâncias especiais devido ao contexto global. Um total de 16 estudantes participarão no campo, com os que vivem no estrangeiro a participar remotamente e os que vivem em Portugal a participar de modo presencial no norte de Portugal, no Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA), na Paisagem Protegida do Corno de Bico, Paredes de Coura, sob condições especiais de segurança, de acordo com as autoridades locais de saúde. No caso de desenvolvimentos da situação, o campo passará a ser completamente virtual. No total, participarão dez raparigas e seis rapazes, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, vindos da Croácia, Finlândia, Alemanha, Grécia, Hungria, Portugal e Espanha.

Uma vez que este ano o campo é organizado em circunstâncias especiais, ESO oferecerá um prémio em vez de uma bolsa, o qual consistirá numa imagem astronómica emoldurada e num livro de astronomia. Adicionalmente, todos os participantes receberão também um saco de brindes do ESO com, entre outros, posters e um boné do ESO.

Durante as duas semanas de duração do campo, os estudantes terão aulas sobre física gravitacional e física das estrelas, das galáxias e do Universo como um todo, observarão o céu noturno, tanto a olho nu como através de telescópios, e ligar-se-ão online com astrónomos e físicos a trabalhar em diferentes países. Trabalharão ainda num projeto computacional, utilizando dados de alguns dos melhores telescópios do mundo e contribuirão para um projeto de serviço à comunidade.

Links

Contactos

Carlos Martins
AstroCamp organiser
Email: astrocamp@astro.up.pt
Email: Carlos.Martins@astro.up.pt

Wolfgang Vieser
ESO Supernova Education Coordinator
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6183
Email: wvieser@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann20021

Imagens

Participantes do AstroCamp de verão 2019
Participantes do AstroCamp de verão 2019