ann20010-pt — Anúncio

Medidas tomadas pelo ESO no âmbito da pandemia de COVID-19

9 de Março de 2020

Atualização (28 de Agosto de 2020):

No seguimento de uma avaliação detalhada do desenvolvimento da pandemia e das restrições técnicas, de segurança e logística com ela associadas, o  ESO concluiu que poderá restabelecer um nível de operações científicas mínimas nos seus observatórios no Chile durante as próximas semanas. Estas operações limitadas serão levadas a cabo sob condições de saúde e segurança muito restritas, de modo a garantir a proteção do seu pessoal em todas as ocasiões. As datas previstas para o recomeço das operações científicas segundo estes moldes é 23 de Setembro tanto para o Paranal como para o APEX. Não podemos ainda estimar uma data de reinício para La Silla, o que ocorrerá de qualquer maneira depois da reabertura do Paranal e do APEX. O ESO continuará a seguir de perto a evolução da pandemia no Chile e poderá reverter ao atual modo de segurança se assim o julgar necessário. Para mais informações, queira por favor consultar o anúncio dirigido à comunidade científica: Recomeço de operações científicas mínimas no Paranal, APEX e La Silla.

Atualização (3 de Agosto de 2020):

A semana passada, na sua Sede em Garching, o ESO deu início a uma nova fase do seu plano de recomeço, com os seus funcionários a trabalhar agora no local em regime de part-time e sob medidas de saúde e segurança muito restritas. O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO reabrirá as suas portas ao público na quarta-feira dia 5 de Agosto, seguindo um plano de higiene muito completo, de modo a garantir a segurança de todos os seus visitantes e funcionários. As visitas ao edifíco da Sede do ESO em Garching não são ainda permitidas, excepto no caso de atividades operacionais criticas.

No Chile, as medidas implementadas anteriormente continuam a ser aplicadas. A construção do ELT continua parada. O pessoal que trabalha nos gabinetes de Vitacura encontra-se em teletrabalho e todos os observatórios do ESO continuam em modo de segurança sem a realização de observações científicas. Estamos a monitorizar regularmente a situação no Chile de modo a determinar quando é que será possível recomeçar as observações científicas.

Os astrónomos devem consultar as páginas científicas do ESO para atualizações e outras informações relevantes para a comunidade científica.

Atualização (24 de Junho de 2020):

No seguimento da confirmação de sete casos positivos entre os membros da sua equipa de construção e devido também ao desenvolvimento mais amplo da pandemia de COVID-19 no Chile, o Consórcio ACe (companhia encarregada da construção da cúpula do ELT e do design e construção da estrutura principal do telescópio) decidiu suspender os trabalhos de construção do ELT no Armazones até nova ordem. Desejamos a todos os afectados uma recuperação rápida e completa.

Atualização (19 de Junho de 2020):

Muitas das medidas implementadas pelo ESO nos últimos meses em resposta à pandemia de COVID-19 continuam a ser aplicadas.

No Chile, os funcionários de Vitacura continuam em tele-trabalho. Todos os observatórios do ESO continuam em estado de segurança sem a realização de operações científicas. Há um plano para retomar as operações científicas básicas de modo gradual, com um número limitado de funcionários a trabalhar nos observatórios, assim que for possível. A cada duas semanas fazemos o ponto da situação para sabermos quando é que as condições no Chile permitirão dar início à retoma gradual dos trabalhos. Os astrónomos devem ir consultando as páginas científicas do ESO para atualizações e outras informações relevantes para a comunidade científica.

Na Alemanha, o pessoal recomeçou gradualmente a voltar à Sede do ESO em Garching. Atualmente, os funcionários que não estão de quarentena podem voltar aos gabinetes de forma voluntária durante períodos limitados de tempo. Para já, não são permitidos visitantes no local (excepto no caso de atividades operacionais críticas que não possam ser realizadas remotamente) e o Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO continua fechado.

Os planos para o recomeço gradual no Chile e na Alemanha estão a ser desenvolvidos e implementados de acordo com as regras nacionais e sob diretivas muito restritas de saúde e segurança.

Atualização (25 de Maio de 2020):

O ESO tem o primeiro caso confirmado de COVID-19 entre o seu pessoal. Foram tomadas todas as medidas de segurança necessárias e os colegas informados.

Atualização (4 de Maio de 2020):

De modo geral, e por enquanto, as medidas implementadas pelo ESO nas últimas semanas em resposta à pandemia de COVID-19 continuam a ser aplicadas. Ao mesmo tempo, o ESO começa a preparar-se para recomeçar as operações, tendo autorizado a volta de um número muito limitado de pessoal a Garching e a Vitacura. Estas preparações estão dependentes da evolução da pandemia na Alemanha e no Chile, e estão a ser executadas de acordo com as regras nacionais e sob diretrizes de segurança muito rígidas nas instalações do ESO.

Atualização (9 de Abril de 2020):

O ESO decidiu prolongar até, pelo menos, 3 de Maio as medidas implementadas como resposta à pandemia de COVID-19. A maioria do pessoal do ESO na Alemanha e no Chile continua em situação de tele-trabalho e os observatórios permanecerão em modo seguro sem a realização de operações científicas. Todas as viagens de trabalho continuam canceladas, com excepção de deslocações de e para os observatórios das equipas mínimas que garantem a segurança nos locais. Não são permitidos visitantes em nenhum dos locais do ESO, incluindo no Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO, o qual permanece fechado ao público.

O ESO continua a monitorizar de perto os desenvolvimentos relativos ao COVID-19 no Chile e na Alemanha e dispõe de um plano de continuidade capaz de acelerar as operações, assim que a situação o permitir.

Atualização (2 de Abril de 2020):

A transição de todos os observatórios do ESO para um estado de modo seguro ficou completa a semana passada e as observações científicas encontram-se agora suspensas. Permanece em cada local uma equipa mínima de pessoal para garantir a segurança das infraestruturas e o bem estar das pessoas que continuam a trabalhar em cada observatório.

Atualização (20 de Março de 2020):

No seguimento dos últimos desenvolvimentos do surto de COVID-19, o ESO decidiu cessar de forma gradual as operações científicas em todos os seus observatórios. A prioridade do ESO continua a ser o bem estar e segurança dos seus funcionários, e reduzir o número de pessoas a trabalhar no ParanalLa Silla e APEX constitui parte do esforço realizado neste sentido. Os observatórios estão a transitar para um estado de modo seguro com uma equipa mínima no local que garanta a segurança das infraestruturas e do pessoal que aí permanece.

A gestão do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), do qual o ESO é um parceiro, decidiu também encerrar o seu observatório no planalto chileno do Chajnantor. O Observatório Conjunto ALMA anunciou a suspensão das operações científicas e o encerramento do observatório ALMA até novas ordens.

Os astrónomos deverão consultar as páginas científicas do ESO onde será colocada informação relevante destinada à comunidade científica.

Atualização (16 de Março de 2020):

Devido aos desenvolvimentos recentes de COVID-19, o ESO decidiu implementar medidas adicionais para combater a pandemia. A nossa prioridade principal continua a ser a segurança e o bem estar dos nossos funcionários e do público. No seguimento do cancelamento das visitas e atividades públicas e das limitações às viagens de serviço, os observatórios do ESO no Chile estão a transitar para um modo restrito de operações, reduzindo o número de pessoas nos locais, ao mesmo tempo que se mantêm operações científicas básicas. Estamos agora numa fase de trabalho remoto para tantos funcionários quantos possíveis em Garching, na Alemanha, e em Santiago, no Chile.

Anúncio Original (9 de Março de 2020):

Uma vez que o COVID-19 continua a propagar-se globalmente, o ESO está a monitorizar ativamente a situação e a tomar medidas que garantam a segurança dos seus funcionários e do público. Estas medidas estão a ser tomadas como precaução: não existe nenhum caso confirmado de COVID-19 em nenhum dos locais do ESO.

Na Alemanha, o ESO decidiu encerrar o Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO durante o mês de Março, para garantir a segurança tanto do seu pessoal como dos seus visitantes. As atividades públicas na Sede do ESO em Garching também estão canceladas, incluindo o Evento do Dia das Raparigas, que estava planeado.

No Chile, onde se encontram os observatórios do ESO e os seus gabinetes em Santiago, estão suspensas todas as visitas públicas nos Observatórios do ESO de La Silla e do Paranal, até aviso em contrário. As atividades públicas nos gabinetes de Vitacura-Santiago também estão canceladas durante o mês de Março, incluindo o Dia Aberto.

Adicionalmente, o ESO está a trabalhar no sentido de limitar as viagens do pessoal e dos visitantes, incluindo astrónomos visitantes. Promovemos a participação remota em conferências internacionais e a limitação de viagens de trabalho, realizando-se apenas aquelas que sejam críticas em termos de missão e/ou tempo. Pedimos aos visitantes que contactem o ESO antes de viajarem para saberem se a sua visita ou evento ainda decorrerá e, em caso afirmativo, que medidas concretas serão especificamente adoptadas.

O ESO continuará a implementar medidas em resposta à propagação global da doença sempre que tal se revele necessário, adoptando uma atitude pragmática, flexivel e de bom senso. A situação será revista nas próximas semanas e serão dadas mais informações se estas medidas mudarem.

Pedimos a compreensão de todos os que possam ser afetados por estas medidas. Estamos completamente empenhados em colocar em primeiro lugar a segurança e o bem estar de todas as pessoas.