Anúncio

O ESO e a República Checa assinam acordo para programa de formação

14 de Março de 2019

O Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Ministério de Educação, Juventude e Desporto da República Checa (MEJD) assinaram um acordo que permitirá desenvolver um programa de formação para estudantes e bolseiros checos a trabalhar no ESO.

O acordo foi assinado por Pavel Doleček, Vice Ministro da Investigação e Ensino Superior da República Checa, e Xavier Barcons, Diretor Geral do ESO, numa cerimónia que decorreu hoje na Sede do ESO em Garching, na Alemanha. Estiveram igualmente presentes na cerimónia: Kristina Larischová, Cônsul Geral da República Checa em Munique; Jan Kreuter, Cônsul de Política e Comércio; e os Delegados da República Checa ao Conselho do ESO, Jan Buriánek and Jan Palouš.

O programa será financiado pelo MEJD com o objetivo principal de levar a cabo formação que corresponda às necessidades da indústria e organizações de investigação checas. A formação será dada pelo ESO a estudantes de universidades na República Checa e a jovens bolseiros de ciência e engenharia.

Este acordo alinha-se com os valores do MEJD, o qual pretende apoiar a cooperação internacional da República Checa na investigação e desenvolvimento e promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico na República Checa.

O programa ajudará também a atingir o objetivo do ESO de promover colaborações internacionais em astronomia e astrofísica e aumentar as capacidades científicas e tecnológicas de cientistas, engenheiros, técnicos e estudantes do ESO.

A República Checa tem sido um valioso Estado Membro do ESO desde 2007. O programa de formação reforçará esta relação de cooperação, para além de fazer avançar o trabalho de cientistas e engenheiros, tanto no ESO como na República Checa, ao apoiar desenvolvimentos tecnológicos em astronomia e astrofísica.