Anúncio

O ESO torna-se accionista do Cherenkov Telescope Array Observatory

7 de Março de 2019

O ESO tornou-se hoje oficialmente accionista do Cherenkov Telescope Array Observatory gGmbH (CTAO). As formalidades foram concluídas durante a reunião do Conselho do CTA que decorreu de 7 a 8 de Março na Sede do ESO em Garching bei München, na Alemanha, após a participação do ESO neste projeto durante algum tempo como observador. O Cherenkov Telescope Array (CTA) é um observatório terrestre de nova geração concebido para detectar raios gama de energia muito elevada. Quando estiver completa, a rede contará com 118 telescópios partilhados entre os locais do hemisfério norte e do hemisfério sul.

O ESO já tinha assinado um acordo no dia 19 de Dezembro de 2018 para acolher a parte sul do CTA no deserto do Atacama, perto do Observatório do Paranal, no Chile. O Paranal, local onde está instalado o Very Large Telescope, oferece excelentes condições de observação e infraestruturas bem estabelecidas, o que torna o local muito atrativo para novas instalações tais como o CTA-Sul. A parte norte do CTA será instalada em La Palma, nas Ilhas Canárias.

Como accionista, o ESO terá representação no Conselho do CTA, o órgão dirigente do observatório, que junta accionistas de onze países e membros associados de mais dois. A atual entidade legal do CTA é a CTAO gGmbH, uma companhia alemã sem fins lucrativos de responsabilidade limitada. Os países participantes estão atualmente no processo de estabelecer o CTAO European Research Infrastructure Consortium (CTAO ERIC), o qual construirá, comissionará e operará o enorme observatório.

O CTA é um enorme projeto internacional, que beneficia do apoio de mais de 1400 cientistas e engenheiros vindos dos cinco continentes. Será o maior observatório de raios gama de alta energia do mundo e, com uma sensibilidade sem precedentes nestes comprimentos de onda, o seu objetivo será investigar os meios extremos que são as fontes de raios gama, incluindo pulsars e restos de supernovas. O CTA dar-nos-á uma visão única sobre a origem e o papel de partículas cósmicas relativistas.