Anúncio

Arqueoastronomia Mexica: Novo espectáculo de planetário gratuito

8 de Outubro de 2018

O ESO orgulha-se de anunciar o lançamento da versão inglesa de Arqueoastronomia Mexica: Entre o Espaço e o Tempo, um novo filme para planetário open-source que ilustra o importante papel desempenhado pela observação astronómica na evolução das culturas pré-hispânicas no México central. O filme de 20 minutos foi produzido por Frutos Digitales em colaboração com o ESO. O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO orgulha-se de juntar Arqueoastronomia Mexica: Entre o Espaço e o Tempo à sua coleção em crescimento de espectáculos de planetário.

Arqueoastronomia Mexica adopta um estilo semelhante ao de Arqueoastronomia Maia, um resultado anterior da colaboração do ESO com Frutos Digitales, interligando magnificamente ciência e mitologia. O novo filme mostra como é que os mexicanos usaram o conhecimento astronómico e de calendários de culturas anteriores para fundar a capital do seu império, Tenochtitlan. Cores vibrantes, formas e sons transportam-nos a uma cultura que, ainda hoje, vive no coração do povo mexicano.

Este é o espectáculo mais recente que se junta à já enorme quantidade de materiais gratuitos de alta qualidade para planetário produzidos por astrofotógrafos, artistas, técnicos e músicos de renome. Os gestores de planetários interessados podem fazer o download do espectáculo a partir desta página web dedicada. A narração está disponível em inglês, espanhol, português e chinês, assim como material de apoio tal como posters e texto narrado.

O conjunto total de material gratuito para planetário encontra-se disponível no website do Supernova do ESO. Este material inclui espectáculos de planetário completos, quase 600 clips fulldome dos arquivos do ESO e da ESA/Hubble, panoramas de 360º, um arquivo de música com quase 350 músicas gratuitas, modelos 3D que cobrem uma enorme variedade de assuntos, desde telescópios do ESO a órbitas estelares na Via Láctea, entre outros.

Mais Informações

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarrega-se de gerir e operar a infraestrutura.

Links

Contactos

Calum Turner
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: pio@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18072