Anúncio

Claudio Melo é o novo Representante do ESO no Chile

6 de Junho de 2018

O astrónomo do ESO Claudio Melo é o novo Representante do ESO no Chile, substituindo Fernando Comerón, que era o Representante do ESO neste país desde 2013.

Claudio explica como vê este seu novo papel: “Estou muito entusiasmado em usar as maravilhas do Universo e o potencial poder educacional da astronomia para inspirar jovens em todo o mundo mas especialmente no Chile. Juntamente com o pessoal do ESO, pretendo continuar o trabalho de sucesso do Fernando, promovendo as relações, já muito boas, com oficiais do governo e com a vibrante comunidade científica chilena.”

Melo é original de Natal, no Brasil, onde obteve a sua licenciatura e mestrado em física e astrofísica, respectivamente, na UFRN (Natal) trabalhando com José de Medeiros. Fez depois o seu doutoramento de 1996 a 2001 no Observatório de Geneva (Universidade de Geneva), na Suíça, onde estudou estrelas jovens sob a supervisão de Michel Mayor.

Melo juntou-se ao ESO em 2002 como Bolseiro, com tarefas no Observatório do Paranal, tendo-se tornado astrónomo do ESO em 2005. Desde essa altura, Melo trabalhou durante quase uma década como astrónomo de apoio no Paranal, com um breve período de tempo passado na Sede do ESO em Garching, na Alemanha. Em 2013, foi nomeado Chefe do Gabinete Científico no Chile e toma agora o novo cargo de Representante do ESO no Chile.

Os seus interesses científicos incluem descobrir planetas em diferentes meios, estrelas pobres em metais e estrelas jovens. Claudio está muito familiarizado com medições de alta precisão de velocidades radiais, trabalhando regularmente com o HARPS na busca de planetas habitáveis em torno de estrelas frias de pequena massa. Melo é também uma das primeiras pessoas responsáveis pelo espectrógrafo NIRPS, o qual será montado no telescópio de 3,6 metros do ESO em La Silla.

Fernando Comerón regressou do Chile para trabalhar na Sede do ESO em Garching, na Alemanha.