Anúncio

Nova compilação vídeo: Os telescópios de La Silla em 2016

Uma visita vídeo ao Observatório de La Silla do ESO

2 de Junho de 2016

O ESO lançou uma nova compilação vídeo que mostra os telescópios instalados no Observatório de La Silla, no Chile. A compilação foi filmada durante a recente Expedição Fulldome do ESO e está disponível em resolução Ultra HD. No alto do deserto do Atacama, o observatório alberga uma rede de telescópios de classe mundial, equipados com sofisticados instrumentos para observar o cosmos. Apesar de vários destes telescópios terem já algumas décadas, são no entanto ainda alguns dos melhores do mundo, beneficiando dos melhoramentos contínuos da tecnologia de instrumentos, muito encorajada pelo ESO. Este facto, aliado às soberbas condições de observação no local, faz com que estes telescópios façam ainda descobertas astronómicas significativas.

O vídeo apresenta-nos os telescópios por ordem de tamanho, do maior, o telescópio de 3,6 metros do ESO, ao mais pequeno, o telescópio belga TRAPPIST de 0,60 metros. Todos estes telescópios contribuíram enormemente para o nosso conhecimento do Universo, o que mostra que o tamanho não é impeditivo da produção de bons resultados científicos. O último telescópio que mostramos é o Telescópio Submilimétrico Sueco-ESO, que foi desactivado em 2003 e permanece agora olhando o deserto, qual monumento ao seu trabalho na vanguarda da astronomia. O vídeo termina com uma viagem à sala de controlo, onde os astrónomos operam os telescópios durante as observações noturnas, encontrando-se igualmente protegidos do frio exterior.

Na era dos telescópios muito grandes (como o VLT) — e brevemente extremamente grandes (como o E-ELT) — o Observatório de La Silla permanece um testemunho à fundação visionária do ESO e ao seu compromisso para com a investigação astronómica da mais alta qualidade.

Links

Contactos

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann16032

Imagens

Imagem da compilação vídeo de La Silla
Imagem da compilação vídeo de La Silla

Vídeos

Os telescópios de La Silla do ESO em 2016
Os telescópios de La Silla do ESO em 2016