Anúncio

Oportunidades de financiamento no Chile

Pedido de propostas por parte do comité conjunto do ESO e do governo chileno

22 de Abril de 2016

No âmbito do desenvolvimento de programas de cooperação científica com o seu país de acolhimento, o Chile, o ESO dispõe e gere um fundo anual para o desenvolvimento da astronomia — e disciplinas relacionadas com a tecnologia — no Chile. Um painel composto por membros do ESO e do Governo chileno, trabalhando a partir do Ministério de Negócios Estrangeiros, avalia e selecciona programas a ser financiados por este fundo. Há cinco áreas de aplicação:

  • Atribuição de bolsas a programas de pós-doutoramento em astronomia, levados a cabo em instituições académicas chilenas.
  • Financiamento para lugares académicos na faculdade durante períodos de até dois anos em instituições académicas chilenas.
  • Financiamento para apoiar o desenvolvimento e a apresentação de programas educativos no âmbito do ensino e da divulgação da astronomia no Chile.
  • Financiamento para apoiar programas de desenvolvimento e construção de sistemas tecnológicos para a astronomia.
  • Financiamento para apoiar o desenvolvimento da astronomia em áreas não cobertas pelas quatro categorias anteriores.

O Comité Conjunto do ESO e do Governo do Chile levará em consideração todas as propostas que contribuam para o desenvolvimento da astronomia no Chile. Em particular, o comité encoraja fortemente a submissão de propostas ambiciosas na área da astro-engenharia com o âmbito de fortalecer colaborações entre os grupos ou instituições no Chile e no estrangeiro. Estão destinados 150 milhões de pesos chilenos para tais projetos, por ano e durante um período que pode ir até 6 anos.

As propostas, que devem ser escritas em inglês ou espanhol utilizando os formulários abaixo, deverão ser submetidas pelas instituições até às 12:00 (hora chilena) do dia 18 de julho de 2016.

Para mais informações sobre a submissão de propostas, queira por favor contactar o gabinete do Representante do ESO no Chile.

Links

Contactos

Fernando Comerón
ESO Representative Chile
Alonso de Córdova 3107, Vitacura
Santiago, Chile
Email: fcomeron@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann16026

Imagens

Uma vista galáctica da plataforma de observação
Uma vista galáctica da plataforma de observação