Anúncio

Anunciados vencedores do AstroCamera 2015

15 de Junho de 2015

Os vencedores do concurso AstroCamera deste ano acabam de ser anunciados. Rolf Wahl Olsen ganhou na categoria de Objetos do Céu Profundo, Gerald Rhemann na de Objetos do Sistema Solar e David Lane foi o vencedor da categoria de Paisagens Astronómicas. As três melhores participações em cada uma das três categorias receberão bolsas da parte dos organizadores, enquanto o ESO, como um dos patrocinadores do evento, atribuirá prémios sob a forma de DVDs e outro material impresso às participações que receberam menções honrosas por parte do júri.

Lançado inicialmente a 28 de janeiro de 2011, no âmbito do 400º aniversário do astrónomo do século XVII Johannes Hevelius, o concurso está aberto a todos os entusiastas da astronomia e da astrofotografia. A vida e realizações de Hevelius, um conhecido observador do céu nocturno, inspiraram o Centro Hewelianum a fazer deste concurso um evento regular, sendo esta a quinta edição realizada.

As participações estavam organizadas em três categorias diferentes — Objetos do Céu Profundo, Objetos do Sistema Solar e Paisagem Astronómica — e foram classificadas pelo júri segundo vários critérios: conteúdo, tipo de objeto, brilho do objeto, dificuldade em fotografar o objeto, raridade e estética (objeto visualmente atraente, nitidez da fotografia, etc.).

Links

Contactos

Magdalena Więcek
Centrum Hewelianum
Gdańsk, Polónia
Tel: +48 58 300-08-42
Email: magdalena.wiecek@hewelianum.pl

Oana Sandu
Community Coordinator
ESO education and Public Outreach Department
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15043

Imagens

Concurso de astrofotografia AstroCamera
Concurso de astrofotografia AstroCamera