Anúncio

Viagem ao Centro da Via Láctea

O primeiro espetáculo de planetário para cúpula completa produzido pelo ESO

26 de Novembro de 2014

O ESO orgulha-se de apresentar Viagem ao Centro da Via Láctea, o primeiro espetáculo curto de planetário para cúpula completa produzido por esta organização.

O espetáculo de sete minutos em resolução 4k começa no inóspito deserto do Atacama, no Chile, local de acolhimento do Very Large Telescope do ESO (VLT). Graças às extraordinárias condições atmosféricas combinadas com o poder tecnológico do VLT, pudemos obter as belas imagens usadas neste vídeo, o qual nos leva até ao centro da Via Láctea, local onde a nossa visão é praticamente bloqueada por gás e poeira.

Ao observar o centro da Galáxia durante um período de vinte anos, o VLT e os telescópios Keck conseguiram detectar o movimento de mais de 100 estrelas e identificar a posição exata de um objeto que seria invisível doutro modo: um buraco negro supermassivo, com quatro milhões de vezes a massa do Sol.

Com o auxílio do VISTA, um telescópio infravermelho situado também no Observatório do Paranal, o ESO conseguiu observar para lá da poeira aproximando-se assim dos mistérios mais profundos da Via Láctea.

O Supernova, o novo Planetário e Centro de Visitantes do ESO, vai começar a ser construído dentro de alguns meses e é para esta infraestrutura que o ESO vai produzir mais espetáculos de planetário, de duração mais longa. Todo este material produzido pelo ESO será posto à disposição de outros planetários de forma gratuita e poderá igualmente ser descarregado da internet para outros efeitos.