Anúncio

Nova aplicação Kiwaka faz uso de material ESO

A empresa de aplicações para aparelhos móveis traz o Universo para mais perto de nós com imagens e vídeos do ESO

6 de Junho de 2014

Uma nova aplicação chamada Kiwaka para iPhone e iPad acaba de ser lançada hoje. Desenvolvida pela empresa LANDKA, que desenvolve aplicações para aparelhos móveis, em colaboração com o ESO e outras organizações científicas líderes, a aplicação combina educação e entretenimento - numa fusão entre jogar e aprender mais sobre astronomia.

A aplicação Kiwaka destina-se ao público em geral e apresenta imagens do ESO de interessantes objetos astronómicos. Os utilizadores têm à sua disposição links para conteúdos do ESO, onde podem explorar o cosmos a partir do site do ESO. À medida que o jogo progride, o utilizador viaja entre as estrelas, aprendendo mais sobre elas ao longo do caminho e, no final do jogo, pode aceder a um mapa estelar que mostra quais as constelações que foram atravessadas durante a viagem.

A Kiwaka pretende explorar um método inovador de divulgação de astronomia. A combinação entre educação e entretenimento propõe ao utilizador divertimento e aprendizagem em astronomia em partes iguais, através de tecnologia móvel facilmente acessível - e utilizando  a riqueza de informação colectada pelos telescópios do ESO.

“No ESO estamos sempre à procura de modos inovadores de levar a astronomia até mais próximo do público. No mundo digital em que vivemos atualmente, as aplicações são definitivamente um meio atrativo de capturar a imaginação de cada um. A Kiwaka funciona bem neste aspecto, fazendo uso do material do ESO no intuito de encorajar os utilizadores a descobrir mais sobre o Universo de modo divertido e competitivo,” diz Lars Lindberg Christensen, chefe do Departamento de Educação e Divulgação do ESO.

O nome da aplicação tem origem num local em África. A história dos personagens é contada numa aplicação eBook para crianças chamada “A História de Kiwaka”, que foi também hoje lançada pela LANDKA. O eBook é narrado pelo ator Diogo Morgado. A banda sonora de Kiwaka foi composta por David Ari Leon - um compositor bem conhecido pelos seus trabalhos para projetos da Marvel e da Disney.

A aplicação Kiwaka encontra-se disponível para download na Apple iTunes store a partir de hoje.

Mais informação

A LANDKA é uma companhia que desenvolve aplicações para móveis focada na alta qualidade dos seus produtos no campo da educação e entretenimento. A companhia produziu também duas outras aplicações do mesmo género chamadas “Back in Time”, uma aplicação educacional que ganhou um prémio, também com material do ESO, e “ThinkO”, um jogo de desenvolvimento cerebral.

Links

Contactos

Oana Sandu
Community Coordinator
ESO education and Public Outreach Department
Tel: +49 89 320 069 65
Email: osandu@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14046

Imagens

Captura de ecrã da aplicação Kiwaka
Captura de ecrã da aplicação Kiwaka
Captura de ecrã da aplicação Kiwaka
Captura de ecrã da aplicação Kiwaka