Anúncio

Início da Expedição Ultra HD do ESO

Embaixadores fotográficos do ESO dão início a expedição pioneira ao Universo em Ultra HD

27 de Março de 2014

A equipa da Expedição Ultra HD do ESO deu início à sua viagem para capturar os três locais de observação do ESO no Chile em todo o seu esplendor. O vídeo-fotógrafo do ESO Herbert Zodet e três Embaixadores Fotográficos do ESO, Yuri Beletsky, Christoph Malin e Babak Tafreshi, encontram-se equipados com poderosos dispositivos Ultra HD [1], fornecidos pelas marcas de tecnologia de vanguarda [2]. A expedição proporciona uma oportunidade de demonstrar esta tecnologia de ponta e resultará em imagens muito nítidas de cortar a respiração em Ultra HD - trazendo o Universo para mais perto de nós.

A equipa continua a partilhar as suas histórias pessoais relativas a esta aventura de 17 dias no blog da Expedição Ultra HD do ESO. O visitante poderá seguir a viagem à medida que esta prossegue através do itinerário publicado.

A equipa está agora no Observatório do Paranal do ESO no norte do Chile, local do Very Large Telescope (VLT) - a infraestrutura emblemática do ESO no que concerne a astronomia europeia feita no solo. Seguidamente, os membros da equipa deslocar-se-ão até ao ALMA, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array - uma enorme infraestrutura situada 5000 metros acima do nível do mar no planalto do Chajnantor, dedicada ao estudo do Universo frio. A viagem terminará em La Silla, o primeiro observatório do ESO e local de acolhimento do telescópio de 3,6 metros do ESO e do New Technology Telescope de 3,58 metros.

Com esta expedição será colectada uma enorme variedade de material incluindo vídeos time-lapse, fotografias, vídeos e panoramas em qualidade Ultra HD, assim como vídeo time-lapse em formato para planetário de cúpula total. As condições atmosféricas quase perfeitas de cada um dos três locais do ESO permitem a obtenção de imagens do céu extremamente nítidas, o que dará ainda mais destaque a esta produção já de si visualmente deslumbrante.

Notas

[1] O equipamento usado na expedição inclui: Vixen Optics Polarie Star Tracker, máquinas fotográficas Canon EOS-1D C e 6D, Stage One Dolly e robot de controlo de câmara eMotimo TB3 de três eixos, discos Angelbird SSD2go, software LRTimelapse, estojos de transporte Peli Storm, estações de trabalho 4K PC da Magic Multimedia, sistema Novoflex QuadroPod, baterias Intecro e software Granite Bay.

[2] A Expedição Ultra HD do ESO é apoiada pelos seguintes parceiros tecnológicos: Canon, Kids of All Ages, Novoflex, Angelbird, Sharp, Vixen, eMotimo, Peli, Magic Multi Media, LRTimelapse, Intecro e Granite Bay Software.

Informação adicional

Pode seguir a expedição Ultra HD do ESO no Twitter @ESO e na hashtag #ESOultraHD

A Expedição Ultra HD do ESO é apoiada pelos seguintes parceiros tecnológicos: Canon, Kids of All Ages, Novoflex, Angelbird, Sharp, Vixen, eMotimo, Peli, Magic Multi Media, LRTimelapse, Intecro e Granite Bay Software.

Links

Contactos

Richard Hook
Public Information Officer, European Southern Observatory

Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14023

Imagens

Dia 3 da expedição Ultra HD - Babak Tafreshi em acção
Dia 3 da expedição Ultra HD - Babak Tafreshi em acção