Caindo das estrelas

Um meteoro ilumina o céu noturno que cobre o Paranal, no deserto chileno do Atacama, com três Telescópios Principais e um Telescópio Auxiliar do Very Large Telescope (VLT) do ESO testemunhando o final da sua viagem pelo Sistema Solar numa deslumbrante explosão de luz.

Menores que os asteroides, os meteoroides são objetos rochosos que vagueiam pelo espaço. Quando entram na atmosfera da Terra, aquecem  e vaporizam devido à fricção com o ar, deixando no seu encalço um traço luminoso no céu, que chamamos uma estrela cadente (ou meteoro). Os restos de um meteoroide que não são completamente vaporizados e que chegam ao solo são chamados meteoritos.

A cor do traço luminoso que o meteoroide deixa no céu revela a sua composição química. Luz verde e amarela indica a presença de magnésio e ferro, respectivamente. O brilho vermelho difuso que vemos no céu é emitido por oxigênio e nitrogênio, presentes na atmosfera terrestre. 

O VLT do ESO, a instalação óptica mais avançada do mundo, é constituído por quatro Telescópios Principais e quatro Telescópios Auxiliares móveis. Os Telescópios Auxiliares trabalham juntos, formando o Interferômetro do Very Large Telescope (VLTI), que combina a radiação coletada por cada telescópio individual, permitindo aos astrônomos observar o cosmos com um nível de detalhe muito mais alto. Apesar dos Telescópios Principais operarem a maior parte das vezes como sistemas individuais, a sua luz também pode ser combinada no VLTI. Exemplos de marcos científicos alcançados com o auxílio do VLT são a primeira imagem de um planeta extrassolar e o rastreamento de estrelas individuais em órbita do buraco negro supermassivo que se esconde no centro da nossa Galáxia.

Crédito:

ESO/ M. Zamani

Sobre a imagem

Id:potw2134a
Idioma:pt-br
Tipo:Fotográfico
Data de divulgação:23 de Agosto de 2021 às 06:00
Tamanho:5472 x 3648 px

Sobre o objeto

Nome:Meteor, Very Large Telescope
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory
Unspecified : Sky Phenomenon : Night Sky : Trail : Meteor

Formatos de imagens

JPEG grande
5,6 MB

Zoom


Papéis de parede

1024x768
294,4 KB
1280x1024
468,8 KB
1600x1200
668,8 KB
1920x1200
794,7 KB
2048x1536
1,0 MB