Não é a mamãe ... dos meteoritos
A região entre Marte e Júpiter encontra-se repleta de corpos rochosos chamados asteroides. Estima-se que este cinturão de asteroides contenha milhões de pequenos corpos rochosos, sendo que cerca de 1,1 a 1,9 milhões destes objetos têm dimensões superiores a um quilômetro. Pequenos fragmentos destes corpos caem frequentemente na Terra sob a forma de meteoritos. Curiosamente, 34% de todos os meteoritos encontrados na Terra são de um tipo particular: condritos-H. Pensa-se que estes meteoritos têm origem no mesmo corpo progenitor — e um potencial suspeito é o asteroide 6 Hebe, o qual pode ser visto nesta imagem.
Com aproximadamente 186 km de diâmetro e com o nome da deusa grega da juventude, 6 Hebe foi o sexto asteroide a ser descoberto, em meados do século XIX. Estas imagens foram obtidas durante um estudo deste mini-mundo feito com o auxílio do instrumento SPHERE montado no Very Large Telescope do ESO, estudo este que pretendia testar a ideia de que os condritos-H teriam origem em 6 Hebe.
Os astrônomos modelaram a rotação e o formato 3D do 6 Hebe, ambos reconstruídos a partir das observações e usaram o modelo tridimensional para determinar o volume da maior depressão em 6 Hebe — muito provavelmente uma cratera de impacto de uma colisão que poderia ter criado vários meteoritos. No entanto, o volume da depressão é 5 vezes menor do que o volume total das famílias de asteroides próximas com composição de condritos-H, o que sugere que 6 Hebe não é afinal a única origem provável dos condritos-H.
Links
Crédito:ESO/M. Marsset
Sobre a imagem
Id: | potw1725a |
Idioma: | pt-br |
Tipo: | Montagem |
Data de divulgação: | 19 de Junho de 2017 às 06:00 |
Tamanho: | 5997 x 3174 px |
Sobre o objeto
Nome: | 6 Hebe |
Tipo: | Solar System : Interplanetary Body : Asteroid |
Formatos de imagens
Papéis de parede
Cores e filtros
Banda | Comprimento de onda | Telescópio |
---|---|---|
Infravermelho Broad-band Y | 1.043 μm | Very Large Telescope SPHERE |