Imagem de comparação: HAWK-I e Hubble exploram um aglomerado com dois quatrilhões de massas solares

HAWK-I and Hubble Explore a Cluster with the Mass of two Quadrillion Suns
Galaxy Cluster RCS2 J2327
Arraste a barra verde para revelar as imagens

Esta imagem mostra algo espetacular: um aglomerado de galáxias massivo que está distorcendo o espaço ao seu redor ! O aglomerado, cujo coração se encontra no centro da imagem, chama-se RCS2 J2327 e é um dos aglomerados mais massivos conhecidos a esta distância ou mais distantes.

Objetos massivos como RCS2 J2327 têm uma influência tão grande sobre o meio a seu redor que distorcem de forma visível o espaço que os rodeia. Este efeito, chamado lente gravitacional, faz com que a luz emitida por objetos mais distantes se curve, distorça e amplifique, permitindo-nos observar galáxias que, de outro modo, estariam demasiado distantes para serem detectadas. O efeito de lente gravitacional é uma das previsões da teoria da relatividade geral de Albert Einstein e pode ser observado em três regimes diferentes: lentes gravitacionais fortes, lentes gravitacionais fracas e micro lentes gravitacionais. Ao contrário das lentes gravitacionais fortes, que produzem imagens impressionantes de galáxias distorcidas, arcos vastos ou fenômenos conhecidos por anéis de Einstein, as lentes gravitacionais fracas são principalmente estudadas de forma estatística — no entanto fornecem-nos uma maneira de medir as massas de objetos cósmicos, como no caso deste aglomerado.

Esta imagem foi composta a partir de observações obtidas com o instrumento HAWK-I montado no Very Large Telescope do ESO e com a Câmera Avançada para Rastreios do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA. A imagem mostra um detalhe impressionante, um resultado de colaboração para estudar lentes gravitacionais fracas no cosmos. O estudo descobriu que o RCS2 J2327 tem uma massa equivalente a dois quatrilhões de sóis!

Usando o botão verde central podemos fazer aparecer sobre a imagem um mapa de massas, que mostra a quantidade de massa que se pensa estar contida em cada região do aglomerado. A criação deste mapa foi possível graças a medidas exatas da quantidade de efeito de lente gravitacional existente nas diferentes áreas do aglomerado.

Links:

Crédito

ESO

Sobre a comparação de imagens

Id:potw1752a
Data de divulgação:25 de Dezembro de 2017 às 06:00

Imagens

HAWK-I e Hubble exploram um aglomerado com dois quatrilhões de massas solares
HAWK-I e Hubble exploram um aglomerado com dois quatrilhões de massas solares
O aglomerado de galáxias RCS2 J2327
O aglomerado de galáxias RCS2 J2327