Anúncio

ESO celebra Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência 2022

11 de Fevereiro de 2022

Hoje celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência das Nações Unidas. O dia visa promover a igualdade de acesso à ciência para mulheres e meninas, servindo como um lembrete de que elas desempenham um papel crítico nas comunidades de ciência e tecnologia e que sua participação nelas deve ser promovida. O ESO tem dado diversos passos importantes para a diversidade e inclusão de todos os gêneros, em particular durante o ano passado, e irá organizar uma semana de atividades para celebrar este dia.

Em outubro de 2021, como parte do acordo entre o ESO e a ONU Mulheres assinado em 2020, o ESO começou a participar no programa Tu Oportunidad no Chile. Em parceria com a ONU Mulheres, o ESO deu início à formação de sete mulheres no Chile em técnicas astronômicas fundamentais, tais como o revestimento de grandes espelhos de telescópio, o que lhes permitirá expandir as suas oportunidades de emprego e ganhar experiência para trabalhar em grandes observatórios astronômicos. Além disso, vários colegas do ESO no Chile se juntaram a um programa de mentoria, LIQCAU, liderado pelas Universidades de Antofagasta, que se foca em aumentar a participação de mulheres em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, acrônimo do inglês).

O ESO está sempre procurando maneiras de abordar a diversidade e a inclusão em um sentido mais amplo, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, um dos quais é “atingir a igualdade de gêneros e habilitar todas as mulheres e meninas”. Por exemplo, o ESO promoveu a participação de astrônomas nos painéis que avaliam as propostas de observação para os telescópios do ESO, tendo recentemente conseguido atingir balanço entre gêneros na sua composição. Além disso, o ESO é um membro da rede GENERA, que pretende promover a colaboração entre organizações de pesquisa, associações e consórcios em todo o mundo, relativa a políticas de igualdade de gêneros na Física, assim como estabelecer internacionalmente comunidades e projetos de Física.

Para inspirar mulheres e meninas a seguir uma carreira em ciência, esta semana estamos destacando no nosso ESOblog uma diversidade de empregos e percursos profissionais de mulheres que trabalham no ESO. Também temos destacado o trabalho diário de astrônomas e engenheiras em nossos canais de mídia social.

O ESO participou igualmente na celebração do EIROforum do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, pedindo aos filhos de funcionários do ESO, assim como dos seus amigos e familiares, para serem criativos e celebrarem este dia submetendo um desenho sobre o tema Mulheres na Ciência. O EIROforum, do qual o ESO é um dos membros fundadores, é o fórum da Organização de Pesquisa Intergovernamental Europeia, que junta oito das maiores organizações de pesquisa da Europa.

Além disso, para celebrar as mulheres na astronomia, o Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO em Garching, Alemanha, transmite online uma palestra pública sobre exoplanetas organizada pelo vizinho Instituto Max Planck de Física Extraterrestre.

Num esforço de olhar para o futuro, o ESO realizará revisões regulares de procedimentos, incluindo o processo de recrutamento e desenvolvimento de carreira, para garantir que seja o mais imparcial possível. Em particular, pretendemos aumentar a visibilidade do ESO para jovens engenheiras ao manter estreito contato com a Sociedade de Engenheiras. O ESO também está preparando um Plano de Diversidade, Equidade e Inclusão para ajudar a atrair trabalhadores/as mais diversos/as e continuar a promover um ambiente propício a todos e, em particular, às mulheres.

Links

Contatos

Francesca Primas
ESO
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6797
Email: fprimas@eso.org 

Michèle Peron
ESO
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6431
Email: mperon@eso.org 

Bárbara Ferreira
ESO Media Manager
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: press@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann22003

Imagens

ONU Mulheres e ESO iniciam programa de formação para revestimento de espelhos astronômicos destinado a mulheres no Chile
ONU Mulheres e ESO iniciam programa de formação para revestimento de espelhos astronômicos destinado a mulheres no Chile