ann20002-pt-br — Anúncio

Instrumento MICADO para o ELT passa na revisão preliminar de design

21 de Janeiro de 2020

MICADO, o primeiro sistema de imagem para o Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, acaba de atingir um importante marco no seu design. O consórcio MICADO, juntamente com um grupo externo de especialistas de todo o mundo, se encontrou na Sede do ESO, em Garching, para uma semana de exames intensos da óptica, mecânica, software, electrônica e plano orçamentário do instrumento, de modo a se identificarem quaisquer áreas que necessitassem de mais trabalho de design. Após a reunião, a equipe MICADO tratou de todas as questões principais levantadas durante a revisão e o instrumento passou agora formalmente na sua revisão preliminar de design. Uma fase de design mais detalhada está agora em andamento, o que levará ao design final e à construção dos muitos componentes do instrumento.

Equipado tanto para obter imagens como para observações espectroscópicas, o MICADO (Multi-Adaptive Optics Imaging Camera for Deep Observations) se concentrará em obter imagens e espectros no infravermelho próximo, com uma combinação sem precedentes de sensibilidade e precisão. Para compensar os efeitos de distorção da atmosfera terrestre, o MICADO utilizará dois tipos diferentes de sistemas de óptica adaptativa, um dos quais usará o espelho deformável M4 do telescópio para obter imagens nítidas de um campo de visão pequeno, enquanto o outro usará a capacidade total do módulo de óptica adaptativa MAORY para observar um campo de visão maior.

O MICADO terá flexibilidade para observar muitos tipos diferents de objetos e as suas capacidades espetroscópicas nos ajudarão a compreender melhor a composição destes objetos. O instrumento promete explorar algumas das mais interessantes questões da astronomia, incluindo como é que os exoplanetas se formam, como é que os buracos negros nos centros das galáxias afetam as suas hospedeiras e como é que o Universo evoluiu ao longo do tempo.

Mais informação

O consórcio MICADO é constituído pelas seguintes instituições: MPE (Max-Planck-Institut für Extraterrestrische Physik, Alemanha), MPIA (Max-Planck-Institut für Astronomie, Alemanha), USM (Universitäts-Sternwarte München, Alemanha), IAG (Institute for Astrophysics of the Georg-August-Universität Göttingen, Alemanha), NOVA (Netherlands Research School for Astronomy representada pela Universidades de Groningen e de Leiden, e pelo grupo de instrumentação óptico/infravermelho da NOVA, sediado na ASTRON, Dwingeloo, Holanda), INAF (Istituto Nazionale di Astrofisica, Itália), CNRS/INSU (Centre National de la Recherche Scientifique/Institut National des Sciences de l’Univers representado pelos laboratórios LESIA, GEPI e IPAG, França), A* (parceria austríaca representada pelas Universidades de Viena, Innsbruck, Linz e RICAM Linz, e pela Academia Austríaca de Ciências, Áustria) e Centro Finlandês para a Astronomia com o ESO (FINCA), Universidade de Turku, Finlândia.

Links

Contatos

Suzanne Ramsay
ESO Head of Project Science Department 
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6665
Email: sramsay@eso.org

Bárbara Ferreira
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Telm: +49 151 241 664 00
Email: pio@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann20002

Imagens

Concepção do instrumento MICADO
Concepção do instrumento MICADO
Revisão preliminar do design do instrumento MICADO
Revisão preliminar do design do instrumento MICADO
Concepção artística do ELT em operação
Concepção artística do ELT em operação