ann19059-pt-br — Anúncio

Especial de Inverno: Viagens no Tempo Iluminadas

Venha ver um show de planetário ao vivo em dezembro

14 de Novembro de 2019

Neste inverno, o Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO adicionou um item especial à sua programação: o espectáculo Enlightening Time Travel (Viagens no Tempo Iluminadas). Com apenas quatro exibições durante o mês de dezembro, este show nos transporta em uma viagem pelos limites do espaço, tempo e energia, respondendo a questões como: Como é que as culturas antigas viam o impressionante céu noturno? Como é que esta visão se modificou com o advento dos telescópios mais avançados do Observatório Europeu do Sul? Que histórias se contavam antigamente e quais as que se contam atualmente?

Instale-se confortavelmente durante uma hora para se maravilhar com o calmo sentimento de magia transmitido pelo Universo, tal como este foi sentido há milhares de anos por culturas e religiões antigas, e como é agora revelado pelos astrônomos e engenheiros do ESO.

Este show de planetário especial será exibido entre 1 e 22 de dezembro de 2019. Para reservar lugares, siga este link.

Os fenômenos celestes têm fascinado a humanidade desde os primórdios da história, tal como o retorno do Sol que trazia esperança durante o longo e frio inverno ou a estrela de Belém que deixou um rastro para os três reis magos. Estes fenômenos estão na base de mitos que infuenciaram o desenvolvimento de muitas culturas e religiões e fizeram nascer a curiosidade científica.

Viagens no Tempo Iluminadas convida você a seguir os passos dos nossos antepassados e a explorar o céu deslumbrante, desde as histórias mais antigas às descobertas mais recentes feitas com os instrumentos do ESO e interpretadas por técnicas avançadas de análise. Descubra como é que os astrônomos e engenheiros estendem sua pesquisa muito além do alcance do visível, revelando-nos um Universo múltiplo que ninguém poderia imaginar antes.

Suba a bordo da nossa nave espacial e venha visitar os limites do Universo; e lembre-se sempre de olhar para trás, para o nosso pequeno ponto azul — a Terra — um oásis nas profundezas do espaço.

Mais informações

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de ponta para o público e uma infraestrutura educativa, situado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro abriga o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, além de uma exposição interativa, compartilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a compreender o Universo que nos rodeia. Todo o conteúdo se encontra disponível em inglês e alemão. A entrada para a exposição é gratuita e não requer reserva prévia. Para shows de planetário, visitas guiadas e outras atividades, os visitantes precisam reservar e pagar seus ingressos on-line. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO é uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS),uma fundação alemã e o ESO se encarrega de gerir e operar a instalação.

O Supernova do ESO é apoiado financeiramente por: LOR Foundation, Evans & Sutherland, Sky-Skan e Energie-Wende-Garching.

A Klaus Tschira Stiftung (KTS) foi fundada em 1995 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e trata-se de uma das maiores fundações privadas sem fins lucrativos da Europa. A Fundação promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência da computação, e se esforça para aumentar o gosto por estas áreas. O compromisso da Fundação começa no jardim de infância e se estende pelas escolas, universidades e centros de pesquisa. A Fundação patrocina novos métodos de transferência de conhecimento científico e apoia tanto o desenvolvimento como a apresentação cuidadosa de descobertas científicas.

O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi criado em 2010 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como uma instituição privada sem fins lucrativos. O HITS realiza pesquisas básicas em ciências naturais, matemática e ciência da computação, com especial enfoque no processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados. As áreas de pesquisa vão desde a biologia molecular à astrofísica. Os acionistas do HITS se juntam na HITS Siftung, uma subsidiária da Fundação Klaus Tschira, da Universidade de Heidelberg e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT). O HITS coopera igualmente com outras universidades e institutos de pesquisa e com parceiros industriais. O financiamento base do HITS vem da HITS Stiftung com fundos recebidos da Fundação Klaus Tschira. As principais agências de financiamento externo são o Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF), a Fundação Alemã de Pesquisa (DFG) e a União Europeia.

Community Coordinator & Communication Strategy Officer — ESO Department of Communication