ann19055-pt-br — Anúncio

Aprecie cada dia de 2020 com o calendário do ESO

28 de Outubro de 2019

É o Pac-Man tentando engolir a Lua ou uma foto fortuita de um de nossos Telescópios Auxiliares do VLT na capa do Calendário do ESO para 2020? O calendário, disponível na loja do ESO, tem 12 imagens — uma seleção das nossas melhores fotografias do cosmos e dos nossos telescópios contra a deslumbrante paisagem chilena — que o acompanharão ao longo de todo o ano.

Para o mês de março, temos uma imagem da Via Láctea sobre o local onde está sendo construído o maior olho do mundo virado para o céu, o Extremely Large Telescope do ESO. Imagine como será este sítio em 2025 quando o telescópio gigante da classe dos 40 metros estiver pronto para descobrir alguns dos mistérios do Universo que apenas podem ser investigados com uma infraestrutura deste tamanho.

O mês de julho nos traz uma imagem composta das fases do Eclipse Total do Sol de 2019 no Observatório de La Silla do ESO, um espectáculo celestial que tivemos a sorte de testemunhar durante o 50º aniversário do observatório.

Em setembro nos maravilhamos com a primeira imagem de um buraco negro, possível graças a uma colaboração verdadeiramente global, enquanto dezembro nos traz uma visão colorida da esparsa nuvem Sharpless 2-296 — as “asas” da Nebulosa da Gaivota — nos transportando diretamente à época festiva do fim do ano.

Você pode ver as páginas individuais do Calendário do ESO para 2020 neste link. Estão igualmente marcadas, para cada mês, as datas das fases da Lua.

O calendário mede 43 x 43 centímetros e tem 14 páginas, com um verso em papelão e encontra-se à venda na loja do ESO por 9,50 euros.

Id:ann19055