ann19053-pt-br — Anúncio

ESOcast 209: Divulgação e ciência durante o Eclipse Total do Sol em La Silla

22 de Outubro de 2019

No dia 2 de julho de 2019, ocorreu um eclipse total do Sol sobre o Observatório de La Silla do ESO, situado no deserto chileno do Atacama. Os eclipses totais do Sol são fenômenos raros que ocorrem, em média, uma vez a cada 360 anos em determinado local e têm um grande impacto nas pessoas que os testemunham.

Ainda mais raro é um eclipse total do Sol ocorrer sobre o céu de observatórios existentes, o que permite a realização de experimentos científicos especiais. Por esta razão, o ESO convidou cerca de 25 cientistas, divulgadores e educadores científicos para observarem e documentarem o evento no Observatório de La Silla. Os experimentos realizados pelos participantes convidados tiveram resultados excelentes, como por exemplo o mapeamento da polarização da coroa do Sol e a análise dos seus espectros.

Para comemorar essa ocorrência, o ESO lançou um novo ESOcast. Reveja no ESOcast 209 o eclipse total do Sol em La Silla e descubra como é que os astrônomos aproveitaram a oportunidade para compreender melhor a nossa estrela mais próxima. Para mais informações sobre os experimentos realizados durante o eclipse, consulte a revista The Messenger nº. 177.

Você pode se inscrever no ESOcasts no iTunes ou receber futuros episódios no YouTube.

Encontram-se disponíveis mais episódios do ESOcast.

Descubra como você pode ver e contribuir com legendas para o ESOcast em diversas línguas ou traduzir este vídeo no YouTube.

Id:ann19053