ann19051-pt-br — Anúncio

Astrônomo do ESO recebe Bolsa Sinergia do Conselho Europeu de Pesquisa

14 de Outubro de 2019

O astrônomo do ESO Leonardo Testi, juntamente com Patrick Hennebelle do CEA Paris-Saclay na França, Ralf Klessen da Universidade de Heidelberg na Alemanha e Sergio Molinari do Istituto Nazionale di Astrofisica de Roma, Itália, receberam 12,6 milhões de euros do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC, sigla do inglês para European Research Council) no âmbito do projeto "ECOGAL – Understanding our Galactic ecosystem: From the disk of the Milky Way to the formation sites of stars and planets" (ECOGAL — Entendendo o nosso ecossistema galáctico: Do disco da Via Láctea aos locais de formação de estrelas e planetas). Este projeto é um dos 37 que receberá uma Bolsa Sinergia financiada pelo ERC em 2019 e é o único na área da astronomia.

O projeto ECOGAL une quatro grupos de pesquisa da Europa na vanguarda da astronomia observacional, astrofísica numérica, desenvolvimento de instrumentos e astroinformática. O financiamento do ERC criará cerca de 30 empregos para bolsistas de pós-doutorado, estudantes de doutorado e outros funcionários da equipe de pesquisa dos bolsistas durante os seis anos de duração do projeto.

O principal objetivo científico do ECOGAL é a construção de um modelo de previsão da formação de estrelas e planetas na nossa galáxia, a Via Láctea. Os pesquisadores do projeto analisarão dados coletados pelo Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) durante várias grandes campanhas de observação e também por uma infinidade de programas menores, num total de mais de 1000 horas de tempo de observação. Parte do financiamento será usado em novos componentes para os futuros receptores de Banda 2 do ALMA — os detectores altamente sensíveis que serão instalados em cada uma das 66 antenas do ALMA — o que trará benefícios a longo prazo para os astrônomos que observam com este telescópio.

O ERC é a principal organização financiadora na Europa para a pesquisa de vanguarda. As bolsas Sinergia do ERC são atribuídas a pequenas equipes de excelentes pesquisadores, cujas instituições anfitriãs estão sediadas na Europa. Com um valor total de 363 milhões de euros em 2019, estas bolsas especiais permitem a grupos de dois a quatro principais pesquisadores reunam competências, conhecimentos e recursos complementares num único projeto, com o objetivo de resolver alguns dos problemas de pesquisa mais complexos, geralmente abrangendo vários disciplinas científicas.

Links

Contatos

Leonardo Testi
Head of ESO ALMA Support Centre
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6541
Email: ltesti@eso.org

Mariya Lyubenova
ESO Head of Media Relations
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6188
Email: mlyubeno@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann19051

Imagens

Quatro antenas ALMA no planalto do Chajnantor
Quatro antenas ALMA no planalto do Chajnantor
Leonardo Testi
Leonardo Testi