ann19050-pt-br — Anúncio

ProChile promove Cúpula da Inovação no Supernova do ESO na Sede do ESO, na Alemanha

O evento teve como objetivo conectar os ecossistemas de negócios europeus e chilenos, com o Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons, como orador

10 de Outubro de 2019

A terceira edição da Cúpula de Inovação ProChile escolheu Munique para a sua primeira edição europeia, realizada nos dias 9 e 10 de outubro de 2019. Com foco na economia digital, o evento pretende promover a cooperação e oportunidade de negócios entre o Chile e a Alemanha, principalmente em questões relacionadas a Big Data, logística, e-mobilidade, saúde digital, design e materiais sustentáveis.

O evento contou com a presença de empresas importantes, como Microsoft, Siemens, BMW e IBM, que aproveitaram a ocasião para mostrar os seus projetos de inovação no Chile.

Durante o primeiro dia de atividades, o ESO recebeu os participantes da cúpula no Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO, localizado na Sede do ESO em Garching bei München, na Alemanha. Nesta ocasião, o Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons, dirigiu-se a funcionários e convidados, incluindo a embaixadora chilena na Alemanha, Cecilia MacKenna, e o Diretor Geral da ProChile, Jorge O’Ryan, mencionando o papel estratégico do Chile no avanço da astronomia de ponta.

O Diretor Geral da ProChile, Jorge O’Ryan Schütz, disse: “Desde que o ESO começou a cooperar com o Chile, construindo os seus observatórios no nosso país, um relacionamento com mais de 50 anos foi criado, nos unindo em termos de desenvolvimento tecnológico e inovação. A ProChile escolheu Munique para a terceira edição da Cúpula de Inovação ProChile porque vemos potencial para internacionalização da empresa nesta região da Alemanha. Estamos gratos por podermos realizar parte da cúpula nas instalações do ESO e esperamos que esta relação continue e que a inovação e o empreendedorismo permaneçam como o foco que nos permite alcançar um compromisso crescente com vocês e com a região da Baviera.

No final, os convidados puderam apreciar a exposição astronômica interativa em exibição no ESO Supernova, experimentando o Universo através de exposições multissensoriais, combinando música, acústica, luz e impressões visuais.

Claudio de Melo, o Representante do ESO no Chile, comentou que estas iniciativas “são outro exemplo das excelentes relações bilaterais que a nossa organização mantém com o Chile e que destaca claramente como é que ambas as partes compartilham caminhos estratégicos de desenvolvimento.” O Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons disse ainda que “Notamos com grande satisfação que o Chile considera o ESO um parceiro estratégico na sua projeção internacional. Nesse sentido, hospedar esse importante evento no Supernova do ESO é um poderoso símbolo da nossa cooperação, onde o ESO serve de ponte entre o Chile e a Europa.

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de ponta para o público e uma instalação educacional, localizado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro abriga o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, além de uma exposição interativa, compartilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a compreender o Universo que nos rodeia. Todo o conteúdo encontra-se disponível em inglês e alemão e a entrada é gratuita e não requer reserva prévia. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO é uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO se encarrega de gerir e operar a instalação.

O Supernova do ESO é apoiado financeiramente por: LOR Foundation, Evans & Sutherland, Sky-Skan e Energie-Wende-Garching.

Id:ann19050