ann19048-pt-br — Anúncio

Há vida em outros lugares do Universo?

Novo espetáculo de planetário no Supernova do ESO

30 de Setembro de 2019

A mais nova adição ao programa do Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO, o espetáculo Out There — The Quest for Extrasolar Worlds (Lá Fora — A Busca de Mundos Extrassolares), convida os espetadores a descobrir a busca da Humanidade pela vida em outros planetas, ao mesmo tempo que tentamos descobrir se a vida no Universo é a regra ou a exceção. Você tem curiosidade em saber como é que a ciência alcançou a ficção científica, quais planetas primeiro exploramos e como descobrimos novos planetas extrassolares hoje em dia? Então, reserve já o seu lugar numa das sessões deste espetáculo, que estreia dia 28 de outubro de 2019, em alemão ou em inglês.

Durante milhares de anos, a Humanidade pensava que a Terra era o centro do Universo, mas graças à nossa curiosidade, imaginação e necessidade de explorar, hoje sabemos que planetas em órbita de estrelas não são nada de especial no cosmos. O Sol é apenas uma estrela normal entre centenas de bilhões de estrelas na nossa galáxia, a Via Láctea.

Com os telescópios mais poderosos do mundo, podemos explorar cada vez mais o Universo. O que descobrimos até agora ultrapassa até as expetativas mais fantásticas de cientistas e autores de ficção científica. A maioria das estrelas têm planetas — afinal estes são muito mais comuns do que o que pensávamos.

Out There — The Quest for Extrasolar Worlds nos conta a história de como a curiosidade humana nos levou a olhar mais para longe ao longo de milênios, no intuito de descobrir e explorar mundos novos e distantes e a procurar formas de vida desconhecidas e extraordinárias que poderiam existir nos misteriosos reinos do Universo.

Saiba mais sobre a fascinante diversidade de mundos alienígenas nesta produção do Swiss Museum of Transport Planetarium em cooperação com o NCCR PlanetS e o ESO, que mistura imagens fulldome de de tirar o fôlego com animações de última geração em uma cativante exploração de mundos extrassolares.

O espetáculo dura aproximadamente de 50 minutos e é adequado para o público em geral, a partir dos 10 anos de idade. Os bilhetes custam 5 euros e podem ser reservados online.

Mais informações

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de ponta para o público e uma instalação educacional, localizado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro abriga o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, além de uma exposição interativa, compartilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a compreender o Universo ao nosso redor. Todo o conteúdo se encontra disponível em inglês e alemão e a entrada é gratuita e não requer reserva prévia. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO é uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO se encarrega de administrar a instalação.

O Supernova do ESO é apoiado financeiramente por: LOR Foundation, Evans & Sutherland, Sky-Skan e Energie-Wende-Garching.

A Klaus Tschira Stiftung (KTS) foi fundada em 1995 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e trata-se de uma das maiores fundações privadas sem fins lucrativos da Europa. A Fundação promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência da computação e se esforça para aumentar o gosto por estas áreas. O empenhamento da Fundação começa no jardim de infância e se estende pelas escolas, universidades e instalações de pesquisa. A Fundação defende novos métodos de transferência de conhecimento científico e apoia tanto o desenvolvimento como a apresentação cuidadosa das descobertas científicas.

O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi criado em 2010 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como um instituto de pesquisa privado e sem fins lucrativos. O HITS realiza pesquisas básicas em ciências naturais, matemática e ciência da computação, com foco no processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados. Os campos de pesquisa variam da biologia molecular à astrofísica. Os acionistas da HITS são a HITS Siftung, uma subsidiária da Fundação Klaus Tschira, da Universidade de Heidelberg e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT). O HITS também coopera com outras universidades e institutos de pesquisa e com parceiros industriais. O financiamento base do HITS vem da HITS Stiftung com fundos recebidos da Fundação Klaus Tschira. As principais agências de financiamento externo são o Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF), a Fundação Alemã de Pesquisa (DFG) e a União Europeia.

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a pesquisa em astronomia e é de longe o observatório astronômico mais produtivo do mundo. O ESO tem 16 Estados Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça, além do país anfitrião, o Chile, e a Austrália, um parceiro estratégico. O ESO se destaca por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronômicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrônomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na pesquisa astronômica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope e o Interferômetro do Very Large Telescope, o observatório astronômico óptico mais avançado do mundo, além de dois telescópios de rastreio: o VISTA, que trabalha no infravermelho, e o VLT Survey Telescope, concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. Também no Paranal, o ESO sediará e operará o Cherenkov Telescope Array South, o maior e mais sensível observatório de raios gama do mundo. O ESO também é um parceiro importante em duas instalações no Chajnantor, o APEX e o ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está construindo o Extremely Large Telescope (ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.

Id:ann19048