ann19047-pt-br — Anúncio

Início da construção das fundações da cúpula do ELT

27 de Setembro de 2019

No remoto deserto chileno do Atacama começaram os trabalhos de construção das fundações do Extremely Large Telescope (ELT) do ESO. Depois de concluído, o telescópio será o maior telescópio terrestre em operação, pesando 3400 toneladas. O ELT é um telescópio refletor, completamente manobrável. O design inclui um espelho primário segmentado com 39,3 metros de diâmetro, um espelho secundário (de 4,2 metros de diâmetro) e um espelho terciário (de 3,75 metros de diâmetro). O telescópio também contará com tecnologia de óptica adaptativa inovadora que ajudará a corrigir as distorções causadas pela atmosfera terrestre, tornando as imagens ainda mais nítidas do que as obtidas no espaço. A cúpula propriamente dita terá uma forma clássica e será a primeira defesa do telescópio contra os elementos. A altura da cúpula será de quase 74 metros e medirá 86 metros de diâmetro.

Uma vez que o ELT é o maior telescópio já construído até hoje, a questão de onde o colocar foi especialmente complicada. Foram testados locais na Espanha, Chile, Marrocos e Argentina, e finalmente, em abril de 2010, foi selecionado o Cerro Armazones no Chile, que se revelou o local ideal graças a uma mistura de diferentes fatores geográficos que o mostraram superior aos outros — tais como elevação, clima e os céus muito escuros do deserto do Atacama. O deserto chileno apresenta também baixa precipitação (em média 100 mm por ano), velocidade média do vento de 25 km/h e muito pouco vapor de água no ar, o que torna este local perfeito para uma astronomia de sucesso. O Very Large Telescope (VLT) do ESO se encontra a apenas 23 km de distância, o que significa que muitas das infraestruturas necessárias à construção e manutenção do ELT já existem.

Há muitas questões sobre o Universo para as quais ainda não temos respostas e o ELT estará bem equipado para nos ajudar a resolver esses mistérios. Um dos principais objetivos do ELT será encontrar e caracterizar atmosferas de exoplanetas rochosos em zonas habitáveis. O ELT estudará ainda a formação estelar, enriquecimento de metais, física de galáxias com grande desvio para o vermelho, cosmologia e física fundamental.

Id:ann19047