Um santuário intemporal em Santiago - A Casa de Hóspedes do ESO, Antes e Agora

A Timeless Sanctuary in Santiago (historical image)
A Timeless Sanctuary in Santiago (present-day image)
Arraste a barra verde para revelar as imagens

O ESO faz 50 anos este ano e, para celebrar esta importante data, mostramos momentos do nosso passado. Uma vez por mês, durante todo o ano de 2012, publicamos uma Fotografia da Semana especial de comparação "Antes e Agora", onde mostramos como é que as coisas mudaram ao longo das décadas nos observatórios de La Silla e Paranal, nos gabinetes do ESO em Santiago do Chile e na Sede do ESO em Garching bei München, Alemanha.

Este mês mostramos uma parte do ESO que é praticamente intemporal. Depois de um longo voo intercontinental para Santiago, ou dos turnos de noite duma campanha de observação nos telescópios, o que podia ser melhor do que um lugar confortável no qual possamos recuperar e repousar antes da próxima parte da viagem? Desde os primeiros dias da Organização, a Casa de Hóspedes do ESO, em Santiago, forneceu exatamente isso aos visitantes dos observatórios no Chile. A nossa fotografia Antes e Agora deste mês mostra a sala da casa de hóspedes em 1996 e atualmente.

A casa de hóspedes é uma casa grande situada numa parte calma da capital chilena. Entre o pessoal do ESO e astrónomos visitantes, tem a fama de ser um sítio calmo e convidativo para parar na longa viagem entre a Europa e os locais remotos onde se encontram os observatórios. Quase todos os astrónomos europeus que visitam La Silla, o Paranal ou o Chajnantor passam por aqui. Na casa de hóspedes podem repousar da viagem, conversar com outros colegas astrónomos, preparar a campanha de observação e - para os que vêm pela primeira vez - talvez vislumbrar o seu primeiro céu nocturno no hemisfério sul.

Decidiu-se logo em 1964, com a atividade do ESO em Santiago a aumentar, adquirir um local própria na cidade, de modo a que o ESO não tivesse que depender de hotéis. A compra da casa de hóspedes completou-se em março de 1965, tendo o local sido originalmente utilizado como gabinete administrativo e como alojamento para visitantes. No entanto, no início da década de 1970 os gabinetes oficiais do ESO foram deslocados para um novo edifício em Vitacura, uns quantos quilómetros para fora da cidade, permitindo assim que a casa de hóspedes fosse utilizada exclusivamente para o conforto e conveniência dos astrónomos e outro pessoal, cansados da viagem.

Como pode ser visto pelas duas fotografias, a casa de hóspedes não mudou muito ao longo dos anos. Temos agora disponível internet sem fios e uma máquina de café mais moderna, mas a casa de hóspedes permanece um santuário calmo e relaxante: o local perfeito para descomprimir e preparar as fatigantes mas excitantes noites de observação e talvez a próxima grande descoberta. 

Links

 

Créditos

ESO

Sobre a comparação de imagens

Id:potw1237a
Data de divulgação:10 de Setembro de 2012 às 10:00

Imagens