ann12087-pt — Anúncio

Principais organizações de investigação intergovernamentais europeias pedem à União Europeia que mantenha o investimento em Ciência

Enviada carta aberta ao Presidente da Comissão Europeia pelos Diretores Gerais do EIROforum

22 de Novembro de 2012

Os Diretores Gerais de oito das maiores organizações de investigação científica intergovernamentais europeias  - o EIROforum, do qual o ESO faz parte – pediram às instituições e Estados Membros da União Europeia que mantenham os investimentos em ciência nos seus orçamentos, numa carta aberta enviada a José Manuel Barroso, Presidente da Comissão Europeia, entre outros.

A carta diz:

Sustentar o financiamento científico na Europa: uma carta aberta dos Diretores Gerais das maiores infraestruturas de investigação europeias

Carta Aberta, 20 de novembro de 2012

Professor Rolf Heuer (CERN), Professor Francesco Romanelli (EFDA-JET), Professor Iain Mattaj  (EMBL), Professor Alvaro Gimenez Caňete (ESA),  Professor Tim de Zeeuw (ESO), Professor Francesco Sette (ESRF), Professor Massimo Alterelli (EU.XFEL) e Professor Andrew Harrison (ILL)

Nós, os Diretores Gerais e representantes senior de oito das organizações de investigação intergovernamentais europeias de nível mundial (EIROs), pedimos às instituições e estados membros da EU que garantam que o orçamento para a ciência continue forte. No momento em que o retorno ao crescimento é a política prioritária em toda a Europa, é absolutamente vital que o investimento nos nossos recursos científicos (tanto humanos quanto tecnológicos) seja mantidos.

Investigação e inovação – a criação e exploração dum novo conhecimento científico – deve estar no coração da estratégia europeia para a construção de uma economia forte e sustentável que beneficie todos os cidadãos. As infraestruturas de investigação que lideramos financiam investigação de ponta em diversas áreas – das origens do Universo à vida fora da Via Láctea; do entendimento das moléculas que governam a biologia humana ao desenvolvimento de materiais que proporcionarão as tecnologias do amanhã para energia mais limpa e computadores mais rápidos.

Durante a Assembleia Geral do EIROforum (a parceria dos EIROs) ocorrida na última semana, debatemos o futuro do financiamento para a ciência na Europa e o impacto que terá na inovação, produtividade e competitividade europeias. O Conselho do EIROforum compreende a pressão que existe sobre o orçamento da EU mas também notou o foco que a Comissão Europeia e os seus Estados Membros põem em medidas para promover o crescimento económico.

Neste contexto, é importante reconhecer a clara evidência dos efeitos positivos no crescimento a longo prazo que provém do investimento público em educação científica, treino, investigação e desenvolvimento. A ciência também sustenta a criação da força de trabalho tecnicamente habilitada, que é essencial para a futura sustentabilidade da saúde económica e bem estar social europeus.

Pedimos aos Chefes de Estado ou de Governo dos Estados Membros e aos Presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia para reconfirmar o seu apoio coletivo à ciência para que assim possamos continuar a contribuir significativamente para a recuperação da economia europeia, indo depois mais além.

 

Mais Informações

Os oito membros do EIROforum são: o CERN, a Organização Europeia para a Investigação Nuclear; o EFDA JET, o Convénio Europeu de Desenvolvimeto de Fusão; o EMBL, o Laboratório Europeu de Biologia Molecular; a ESA, a Agência Espacial Europeia; o ESO, o Observatório Europeu do Sul; a ESRF, a Infraestrutura Europeia de Radiação de Síncroton; a XFEL Europeia, a Infraestrutura Europeia XFEL de Laser de Eletrões Livres; e o ILL, o Instituto Laue-Lagevin.

As oito organizações do EIROforum possuem grande competência nas áreas da investigação básica e da administação de grandes infraestruturas internacionais, instalações e programas de investigação. A missão do EIROforum consiste em combinar recursos, instalações e competências das suas organizações membro para apoiar a ciência europeia no intuito de alcançarem todo o seu potencial. O EIROforum simplifica e facilita as interações com a Comissão Europeia e outros órgãos da União Europeia, governos nacionais, indústria, professores de ciência, estudantes e jornalistas.

Ao combinar infraestruturas internacionais e recursos humanos, o EIROforum excede investigações potenciais de organizações individuais, alcançando excelência tecnológica e científica em campos interdisciplinares. O EIROforum trabalha junto da indústria para adoptar inovações e estimular a transferência de tecnologias. Ao cooperar em atividades de divulgação científica em grande escala, o EIROforum motiva e encoraja os jovens a explorarem assuntos científicos, mostrando-lhes que a ciência é uma carreira recompensadora.

O EIROforum opera com uma presidência rotativa começando a 1 de julho de cada ano. No período de julho de 2012 a junho de 2013, a presidência do EIROforum é ocupada pelo Prof. Andrew Harrison, Diretor Geral do ILL.

Links

Contactos

Rowena L Sirey
Head of External Relations
ESO, Garching, Germany
Tel:  +49 89 3200 6843
Email: rsirey@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann12087

Imagens

Assembleia Geral do EIROforum 2012
Assembleia Geral do EIROforum 2012