A rádio galáxia Centaurus A vista pelo ALMA (comparação de imagens)

The radio galaxy Centaurus A, as seen by ALMA
Centaurus A

Esta nova imagem de Centaurus A combina observações ALMA com observações no infravermelho próximo da rádio galáxia elíptica de elevada massa. As novas observações ALMA, mostradas em tons de verde, amarelo e laranja, revelam a posição e o movimento das nuvens de gás na galáxia. São as observações mais nítidas e sensíveis obtidas até hoje.

O ALMA foi afinado de modo a detectar sinais com um comprimento de onda de cerca de 1,3 milímetros emitidos por moléculas de monóxido de carbono. O movimento do gás na galáxia provoca ligeiras variações neste comprimento de onda, devido ao efeito Doppler. O movimento é mostrado nesta imagem como variações na cor. As zonas mais verdes correspondem a gás que se aproxima de nós, enquanto as mais alaranjadas mostram o gás que se afasta. Podemos assim observar que o gás que se encontra à esquerda do centro se desloca na nossa direção, enquanto que o gás à direita do centro se desloca no sentido contrário, indicando deste modo que o gás está a orbitar a galáxia.

As observações ALMA estão sobrepostas a uma imagem de Centaurus A obtida no infravermelho próximo com o instrumento SOFI montado no New Technology Telescope (NTT) do ESO. 

Crédito

ALMA (ESO/NAOJ/NRAO); ESO/Y. Beletsky 

Bookmark and Share

Sobre a comparação de imagens

Id:eso1222a
Data de divulgação:31 de Maio de 2012 às 17:00

Imagens