Escolha o seu idioma:

ann12096-pt-br — Anúncio

Plano de Ação do E-ELT Confirmado

Compromissos adicionais aproximam o telescópio gigante da realidade

4 de Dezembro de 2012

Na 126ª reunião do conselho consultivo do ESO, realizada esta semana na sede do ESO em Garching, Alemanha, o início do plano de ação do European Extremely Large Telescope (E-ELT) recebeu total aprovação, seguindo a confirmação dos três votos ad referendum anteriores (significando que estes votos foram submetidos a confirmação das autoridades dos Estados Membros), e um voto adicional a favor, pelos representantes dos Estados Membros do ESO.

Para aprovar o início do plano de ação do E-ELT, dois terços dos Estados Membros (ao menos dez) precisavam votar a favor da resolução para a aprovação do E-ELT e seu primeiro pacote de poderosos instrumentos. Durante a última reunião do Conselho do ESO, em Junho de 2012, dez Estados Membros (Áustria, República Checa, Alemanha, Holanda, Suécia, Suíça, Bélgica, Finlândia, Itália e Reino Unido) votaram a favor. Entretanto, os quatro Estados Membros mais recentes votaram ad referendum.Destes votos ad referendum, a Bélgica confirmou seu voto em Outubro de 2012 (ann12074), e na reunião do Conselho esta semana a Finlândia e Itália também confirmaram seus votos ad referendum. Adicionalmente, a França agora votou a favor. A confirmação do voto ad referendum do Reino Unido ainda está pendente.

Após a reunião de hoje existem dez votos confirmados, e o plano de ação do E-ELT está totalmente aprovado. O total do fundo comissionado para o projeto E-ELT é de 615 milhões de euros, ou quase 60% do custo total do telescópio. A construção do E-ELT começará assim que 90% dos fundos estiverem garantidos. A maior parte do fundo remanescente é esperado para quando o parlamento brasileiro ratificar sua adesão ao acordo.

Contatos

Lars Lindberg Christensen
Head, ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6761
Cell: +49 173 3872 621
Email: lars@eso.org

Richard Hook
ESO, La Silla, Paranal, E-ELT & Survey Telescopes Press Officer
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6655
Cell: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Bookmark and Share

Sobre o anúncio

Id:ann12096

Imagens

O European Extremely Large Telescope
O European Extremely Large Telescope
A reunião do Conselho do ESO em 4 de dezembro de 2012
A reunião do Conselho do ESO em 4 de dezembro de 2012