ann12084-pt-br — Anúncio

Pierre Cox Nomeado Novo Diretor do ALMA

14 de Novembro de 2012

O conselho do ALMA anunciou hoje, 14 de Novembro de 2012, que Pierre Cox foi nomeado como próximo diretor do ALMA, sigla em inglês para Atacama Large Millimiter/submillimiter Array. Cox assumirá o cargo no dia 1º de Abril de 2013, por um período de cinco anos, ao final do mandato de Thijs de Graauw como diretor do ALMA. Thijs de Graauw, que é diretor do ALMA desde 2009, conduziu o observatório através de diversos marcos durante seus cinco anos de mandato, incluindo o começo de suas observações científicas em 2011 (ver eso1137).

Cox é diretor do IRAM (Institut de Radioastronomie Millimétrique) desde 2006. IRAM opera o Plateau de Bure Interferometer (PdBI) próximo a Grenoble, França, e o telescópio de 30 metros em Pico Veleta, Espanha – ambos os telescópios observando em comprimentos de onda milimétricos – em nome de seus três parceiros: a Sociedade Alemã Max-Planck (German Max-Planck-Gesellschaft (MPG)), o Centro Nacional da Pesquisa Científica da França (French Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS)) e o Instituto Geográfico Nacional da Espanha (Spanish Instituto Geográfico Nacional (IGN)).

Pierre Cox é conhecido no meio científico na área de observações milimétricas e infravermelhas de regiões de formação estelar, e publicou mais de 200 artigos com mais de 10000 citações no total. Como diretor do IRAM, ele é responsável por um grupo de mais de 120 cientistas, engenheiros, técnicos e pessoal administrativo. Ele esforçou-se muito para melhorar as relações com as comunidades locais próximas ao PdBI. Como diretor, ele também elevou os padrões científicos do IRAM, ao abrir suas instalações para uma comunidade maior do que os parceiros do IRAM, inclusive os Estados Unidos, e grandes programas com alto impacto científico. Como resultado, o PdBI e o telescópio de 30 metros do IRAM estão atualmente muito sobrecarregados, demonstrando a forte demanda por estas instalações. Ao seu papel como o novo diretor do ALMA, Cox traz consigo sua vasta experiência em lidar com uma organização multinacional complexa, assim como uma comunidade multinacional. Cox fala diversos idiomas, inclusive o espanhol.

Cox também está familiarizado com o ALMA e sua organização, como um dos fundadores do Conselho Consultivo Científico do ALMA e membro do Conselho Consultivo Científico Europeu, que apoiou e promoveu o projeto tanto com cientistas quanto com agências de fomento no final da década de 1990. Desde então ele esteve em contato próximo com o ALMA através de vários comitês. Em 2007, ele presidiu a revisão do Plano de Operações do Comitê do ALMA. O IRAM é responsável pela construção dos receptores Band 7 do ALMA (entregues dentro do prazo e especificações) e também abriga um dos Centros Regionais Europeus do ALMA. Diversos membros do IRAM desempenharam papéis importantes no comissionamento e verificação das atividades científicas do ALMA.

O presidente do conselho do ALMA, Professor Laurent Vigroux, expressou sua satisfação com a escolha, dizendo, “Pierre Cox é uma excelente escolha para Diretor do ALMA. Ele possui uma vasta experiência, habilidades necessárias e bom conhecimento do observatório para liderar o ALMA em sua próxima fase: aquela cheia de operações. Nós ansiamos para trabalhar com ele enquanto esse telescópio revolucionário atinge seu potencial máximo”.

O Diretor Geral do ESO, Professor Tim de Zeeuw disse: “Estou extremamente satisfeito com a seleção de Pierre Cox como próximo diretor do ALMA. Ele é a pessoa certa para continuar o excelente trabalho feito por Thijs de Graauw em levaar a construção e comissionamento do ALMA até próximo de sua conclusão, e para liderar o observatório para explorar seu potencial de transformação científica”.

Mais Informações

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronômica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado na Europa pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), na América do Norte pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF), em cooperação com o Conselho Nacional de Investigação do Canadá (NRC) e o Conselho Nacional Científico da Ilha Formosa (NSC) e no Leste Asiático pelos Institutos Nacionais de Ciências Naturais do Japão (NINS), em cooperação com a Academia Sínica (AS) da Ilha Formosa. A construção e operação do ALMA é coordenada em prol da Europa pelo ESO, em prol da América do Norte pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), o qual é gerido pela Associação de Universidades, Inc. (AUI) e pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Joint ALMA Observatory (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção e operação do ALMA.

Contatos

Douglas Pierce-Price
Public Information Officer, ESO
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6759
Email: dpiercep@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann12084

Imagens

Pierre Cox
Pierre Cox