eso1232pt — Nota de Imprensa Institucional

Escolha o que o VLT vai observar & Tweet até ao VLT!

Dois concursos no âmbito do 50º aniversário do ESO

8 de Agosto de 2012

O ESO constrói e opera alguns dos mais avançados telescópios terrestres, incluindo o Very Large Telescope (VLT) instalado no Observatório do Paranal. Estas enormes máquinas têm feito descobertas extraordinárias sobre o Universo. Agora, pela primeira vez, você poderá decidir o que o VLT vai observar e até ganhar uma fantástica viagem ao deserto do Atacama no Chile, para ajudar a fazer as observações você mesmo.

O primeiro dos nossos dois concursos de aniversário chama-se Escolha o que o VLT vai observar.

Normalmente os astrónomos têm que preparar com bastante antecedência um plano de observação detalhado, descrevendo porque é que precisam de observar com o VLT, e apenas uma pequena fração deles é que tem essa oportunidade. No entanto, para si vai ser muito mais simples.

O ESO já pre-selecionou alguns objetos celestes interessantes que estarão visíveis no céu no dia do 50º aniversário do ESO e que são apropriados para o campo de visão do VLT [1]. Tudo o que você tem de fazer é votar no objeto que mais gosta. O que tiver mais votos será o objeto que o VLT observará a 5 de outubro de 2012, o dia do 50º aniversário do ESO.

Sortearemos um vencedor e dez suplentes de entre aqueles que votaram (não têm que ter votado no objeto vencedor). O vencedor ganhará um dos mais modernos iPads e os suplentes receberão produtos ESO, incluindo livros e DVDs, entre outros.

E que tal visitar o VLT para ajudar a fazer as observações do objeto vencedor você mesmo?

Para ter esta oportunidade, participe no nosso segundo concurso, chamado Tweet até ao VLT! Convidamo-lo a fazer um tweet (em qualquer uma das línguas oficiais dos Estados Membros do ESO, incluindo o português), onde explica porque é que gostaria de visitar o VLT no Observatório do Paranal do ESO. O júri do concurso escolherá o feliz contemplado, que ganhará uma visita ao Chile, incluíndo viagem e estadia. O vencedor terá a oportunidade de visitar o VLT na altura do 50º aniversário do ESO, a 5 de outubro de 2012, e será a pessoa que observará o objeto selecionado no concurso Escolha o que o VLT vai observar. Como parte das nossas celebrações de aniversário, as observações serão transmitidas ao vivo para todos os espectadores, em todo o mundo.

A data limite para participar ambos os concursos é 31 de Agosto de 2012, às 22:59:59 (hora de Portugal Continental). Informações mais detalhadas e o regulamento de ambos os concursos estão disponíveis nas páginas do ESO. 

Notas

[1] O VLT é como uma lente teleobjetiva muito poderosa e por isso o seu campo de visão é muito pequeno, o que faz com que um objeto tal como a Nebulosa de Orion ou a Nebulosa Carina sejam demasiado grandes para que o VLT as possa observar em apenas uma exposição. Para ajudar os participantes, o ESO preparou imagens preliminares a preto e branco na página de votos, utilizando imagens antigas do Digitized Sky Survey. É claro que a imagem final obtida pelo VLT será muito melhor que estas imagens a preto e branco. 

Informações adicionais

O ano de 2012 marca o quinquagésimo aniversário da fundação do Observatório Europeu do Sul (ESO). O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio da classe dos 40 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será "o maior olho no céu do mundo". 

Links

Contactos

João Fernandes
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra
3001-454 Coimbra, Portugal
Telm.: 914002960
Email: eson-portugal@eso.org

Margarida Serote
ESO Science Outreach Network
Portugal
Telm.: +351 913722738
Email: eson-portugal@eso.org

Douglas Pierce-Price
Public Information Officer, ESO
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 3200 6759
Email: dpiercep@eso.org

Olivier R. Hainaut
ESO Astronomer
Garching bei München, Germany
Tel.: +49 89 3200 6752
Telm.: +49 151 2262 0554
Email: ohainaut@eso.org

Oana Sandu
Community Coordinator for the Education and Public Outreach Department, ESO
Garching bei München, Germany
Telm.: +49 176 943 942 20
Email: osandu@eso.org

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1232, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contacto local com os media, em ligação com os desenvolvimentos do ESO. A representante do nodo português é Margarida Serote.
Bookmark and Share

Sobre a Nota de Imprensa

No. da Notícia:eso1232pt
Facility:Very Large Telescope

Imagens

Dois concursos no âmbito do 50º aniversário do ESO
Dois concursos no âmbito do 50º aniversário do ESO

Veja também