ann13026-pt-br — Anúncio

Novo filme: ALMA - Em busca das nossas origens cósmicas

13 de Março de 2013

Por ocasião da inauguração do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) [1] no dia 13 de março de 2013, o ESO, em conjunto com os seus parceiros internacionais, lançou um novo filme intitulado “ALMA - Em busca das nossas origens cósmicas”. Este vídeo de 16 minutos apresenta a história do ALMA, desde os primeiros dias do projeto, há várias décadas atrás, até aos primeiros resultados científicos recentes.

O filme possui cenas filmadas de helicóptero e tem uma trilha sonora que inclui música composta de modo muito expressivo por Toomas Erm (ESO). O filme leva-nos numa viagem até ao local que acolhe o ALMA, o planalto do Chajnantor, a uma altitude de 5000 metros, no ambiente único do deserto do Atacama, no Chile.

O filme conta a história do projeto desde os seus primórdios, quando a Europa, América do Norte e Leste Asiático desenvolveram um conceito comum para um novo e enorme telescópio, nos comprimentos de onda do milímetro e submilímetro, que pudesse observar os objetos mais frios e mais distantes do Universo. Mostra também a busca do local perfeito e os desafios técnicos e logísticos originados pela construção de uma infraestrutura tão grande num lugar remoto e sob condições extremamente rigorosas.

O filme inclui filmagens detalhadas da tecnologia complexa e extraordinária da qual o ALMA depende, e explica como é que as 66 antenas foram instaladas no planalto desértico. Dá-nos também uma visão dos emocionantes avanços científicos que o telescópio, o mais poderoso do seu tipo, nos proporcionará. Estas expectativas já foram realizadas pelos primeiros resultados científicos, obtidos ainda antes da infraestrutura estar completamente concluída.

Notas

 [1] O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronômica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado na Europa pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), na América do Norte pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) em cooperação com o Conselho Nacional de Investigação do Canadá (NRC) e no Leste Asiático pelos Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão em cooperação com a Academia Sínica (AS) da Ilha Formosa. A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), que é gerido, pela Associação de Universidades (AUI), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Joint ALMA Observatory (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, comissionamento e operação do ALMA.

Links

Contatos

Lars Lindberg Christensen
ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6761
Cell: +49 173 3872 621
Email: lars@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann13026

Imagens

Poster do filme ALMA
Poster do filme ALMA

Vídeos

O filme ALMA - Em Busca das Nossas Origens Cósmicas
O filme ALMA - Em Busca das Nossas Origens Cósmicas