Escolha o seu idioma:

ann12082-pt-br — Anúncio

Uma autoestrada digital para o ALMA

Assinado contrato para a nova conexão por fibra óptica para o observatório

13 de Novembro de 2012

A nova infraestrutura de rede que permitirá que o observatório ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) aumente sua capacidade de transmissão de dados em mais de 25 vezes começa a ser construída hoje. Um contrato entre a Associated Universities Inc (AUI), em nome do ALMA [1], e duas companhias chilenas: Silica Networks Chile S.A. e Telefónica Empresas Chile S.A. foi assinado.

"Esta solução estrutural de longo prazo não é vantajosa apenas por conseguir transmitir muito mais dados, mas poderá também permitir a operação de algumas das atividades do observatório desde Santiago”, disse Jorge Ibsen, Diretor do Departamento de Computação do ALMA.

O novo sistema envolve a instalação de aproximadamente 150 quilômetros de cabos de fibra óptica entre o observatório (a 34 quilômetros de San Pedro de Atacama) e a cidade de Calama. De lá os dados irão fluir via uma rede de comunicações existente para a rede acadêmica REUNA em Antofagasta. A conexão de lá para os escritórios do ALMA em Santiago utilizarão a infraestrutura criada em 2010 pela EVALSO, um projeto co-financiado pela Comissão Europeia e operado pelo REUNA que já fornece a conexão entre o observatório no Paranal do ESO, entre outros (ver eso1043 para mais informações sobre o EVALSO). O projeto de fibra óptica é gerenciado por Giorgio Filippi, do ESO, que está atuando também no Observatório ALMA.

Esta nova autoestrada digital, que estará operacional em 2014, não transmitirá apenas a enorme quantidade de dados que o ALMA irá produzir quando estiver concluído, como também permitirá uma melhor comunicação entre as pessoas operando o observatório a partir de sua localização remota e hostil no deserto do Atacama, e aqueles processando os dados nos escritórios do ALMA em Santiago, e também com a comunidade científica ao redor do mundo.

"Ao tomar vantagem do desenvolvimento chileno em conectividade digital, o ALMA está caminhando para melhorar substancialmente as conexões entre o remoto observatório no Deserto do Atacama com o resto do mundo”, disse Jorge Ibsen, adicionando: “esta nova conexão fornece benefícios substanciais para as operações do ALMA e nos permitirá produzir ainda mais ciência”.

Os trabalhos de construção do ALMA serão completados em 2013, quando um total de 66 antenas de alta precisão iniciarão as operações no planalto Chajnantor nos Andes chilenos, a uma altitude de 5000 metros. No momento, o telescópio está em sua fase inicial de observações científicas. Mesmo com a construção ainda não finalizada, o telescópio já está produzindo resultados incríveis, superando todos os outros arranjos submilimétricos.

Notas

[1] Licitações para o observatório estão divididas entre os parceiros do ALMA, e a AUI é a representante Norte Americana da parceria ALMA.

Mais Informações

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronômica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado na Europa pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), na América do Norte pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF), em cooperação com o Conselho Nacional de Investigação do Canadá (NRC) e o Conselho Nacional Científico da Ilha Formosa (NSC) e no Leste Asiático pelos Institutos Nacionais de Ciências Naturais do Japão (NINS), em cooperação com a Academia Sínica (AS) da Ilha Formosa. A construção e operação do ALMA é coordenada em prol da Europa pelo ESO, em prol da América do Norte pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), o qual é gerido pela Associação de Universidades, Inc. (AUI) e pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Joint ALMA Observatory (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção e operação do ALMA.

Links

Contatos

Douglas Pierce-Price
Public Information Officer, ESO
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6759
Email: dpiercep@eso.org

Bookmark and Share

Sobre o anúncio

Id:ann12082

Imagens

Uma Autoestrada Digital para o ALMA
Uma Autoestrada Digital para o ALMA