Escolha o seu idioma:

ann12048-pt-br — Anúncio

Rover marciano autônomo testado no Observatório do Paranal do ESO

20 de Junho de 2012

Quando a Agência Espacial Europeia (ESA) precisou testar vários conceitos para futuros veículos marcianos, era necessário encontrar uma paisagem tão parecida a da superfície de Marte quanto possível. O deserto do Atacama no Observatório do Paranal do ESO, no norte do Chile, era o local ideal.

Os rovers em Marte não podem ser controlados diretamente a partir da Terra - os sinais de rádio levam cerca de 40 minutos para fazer a viagem de ida e volta a Marte. Por isso, as instruções que são dadas aos rovers são passíveis de serem executadas autonomamente. No entanto, os rovers atuais só conseguem deslocar-se muito devagar, necessitando de frequentes atualizações da Terra. A equipe da ESA está testando conceitos que permitam a futuros rovers deslocarem-se sozinhos por distâncias muito maiores.

O Observatório do Paranal do ESO foi o anfitrião das experiências do rover e ofereceu abrigo muito bem vindo à equipe e seus equipamentos nas noites frias e ventosas.

Durante duas semanas, a equipe trabalhou com um rover protótipo, chamado Seeker ("aquele que procura"), numa região particularmente parecida com Marte, não muito longe do VLT. Tais como pais ansiosos, os membros da equipe observaram o rover enquanto este passeava cuidadosamente pela paisagem agreste, mantendo apenas supervisão por rádio.

O Seeker usou a sua visão estéreo para mapear o terreno à sua volta, calcular a distância já percorrida e planejar o percurso, tendo o cuidado de evitar obstáculos. Os esforços diários culminaram num teste final, quando o Seeker foi programado para fazer uma volta de 6 km. Foi capaz de completar 5,1 km, um feito extraordinário para um protótipo preliminar sob difíceis condições.

As plataformas do rover que estão sendo usadas para o Seeker incluem o RoboVolc, um rover terrestre todo-terreno concebido originalmente para trabalhar em crateras de vulcões, fornecido pela BAe Systems (Reino Unido).

A equipe internacional inclui RAL Space, SciSys, BAe Systems, Roke Manor, MDA Space & Robotics, LAAS(F) e a Universidade de Oxford. Seeker é uma campanha StarTiger que está a ser conduzida em escritórios e laboratórios de robótica no Laboratório Rutherford Appleton, também no Reino Unido. 

Links

Nota de Imprensa da ESA
Nota de Imprensa anterior do STFC
Site do Seeker 

Contatos

Richard Hook
ESO, La Silla, Paranal, E-ELT & Survey Telescopes Press Officer
Garching bei München, Germany
Tel: +49 89 3200 6655
Cell: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Bookmark and Share

Sobre o anúncio

Id:ann12048

Imagens

O rover autônomo Seeker da ESA durante testes no Paranal
O rover autônomo Seeker da ESA durante testes no Paranal
Imagem de múltipla exposição do rover autônomo Seeker da ESA durante testes no Paranal
Imagem de múltipla exposição do rover autônomo Seeker da ESA durante testes no Paranal