Anúncio

ESOcast 58: ALMA descobre uma fábrica de cometas

6 de Junho de 2013

O ESOcast número 58 vai levá-lo a uma armadilha.

Com o auxílio do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) os astrónomos obtiveram pela primeira vez a imagem de uma armadilha de poeira - uma região em torno de uma estrela jovem onde as partículas de poeira podem crescer juntando-se umas às outras. Esta detecção ajuda a resolver um mistério de longa data: como é que as partículas de poeira situadas em torno das estrelas se juntam para formar planetas, cometas e outros corpos rochosos.

O ESOcast 58 vai até ao fundo da armadilha de poeira para explorar como é que esta fábrica de cometas funciona. Junte-se ao Dr. J e descubra mais sobre os segredos do Universo.

Para ver os últimos resultados do ALMA, siga este link para o ESOcast 58.

O ESOcast é uma série de vídeocasts dedicados a levar até ao público as últimas novidades e investigação do ESO - o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se no nosso canal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do ESO: o ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo e dotSUB. O download encontra-se disponível em diversos formatos, incluindo HD.

Impressão artística da fábrica de cometas observada pelo ALMA