Anúncio

Reino Unido confirma participação no E-ELT

4 de Março de 2013

Representantes do Reino Unido confirmaram a 3 de março de 2013 que o país vai participar no programa do European Extremely Large Telescope (E-ELT), o que eleva a onze o número de países membros do ESO a juntarem-se até agora a este projeto.

O Reino Unido é um membro do ESO a 16% e o recém anunciado investimento no E-ELT remonta a 88 milhões de libras (aproximadamente 100 milhões de euros) pagos ao longo dos 10 anos do período de construção.

“Este é um enorme passo em frente para o projeto E-ELT,” diz Tim de Zeeuw, o Diretor Geral do ESO. “O Reino Unido contribuiu já de forma significativa para a conceção do telescópio e os astrónomos e indústria do país estão bem posicionados para darem importantes contribuições quando o projeto entrar em fase de construção.”

O Reino Unido liderou o desenvolvimento da parte científica do projeto e desenvolveu o design de instrumentos, tecnologias ópticas e sistemas de telescópios e processos de construção. O programa de instrumentos do Reino Unido será entregue em estreita colaboração com as Universidades de Durham, Oxford, Cambridge, o Centro Tecnológico Astronómico do STFC em Edimburgo e o Space RAL, em conjunto com outros institutos internacionais líderes.

Na reunião do Conselho do ESO em junho de 2012, o Reino Unido foi um dos quatro países que tinham votado a favor do projeto mas ad referendum, o que significava que o voto estava sujeito a conformação. Todos estes países (Bélgica, Finlândia, Itália e Reino Unido) confirmaram já a sua participação.

Espera-se que a construção do E-ELT comece na segunda metade de 2013, com a primeira luz do telescópio prevista para o início da próxima década.